Princípios de Indexação
Compostos químicos e drogas
- Compostos inorgânicos [D01]
- Compostos orgânicos [D02]
- Compostos heterocíclicos [D03]
- Compostos policíclicos [D04]
- Substâncias macromoleculares [D05]
- Hormônios, substitutos de hormônios e antagonistas de hormônios [D06]
- Enzimas e coenzimas [D08]
- Carboidratos [D09]
- Lipídeos [D10]
- Aminoácidos, peptídeos e proteínas [D12]
- Ácidos nucleicos, nucleotídeos e nucleosídeos [D13]
- Misturas complexas [D20]
- Fatores biológicos [D23]
- Materiais biomédicos e odontológicos [D25]
- Preparações farmacêuticas [D26]
- Ações químicas e utilizações [D27]
A Categoria D contém os descritores DeCS/MeSH para drogas e compostos químicos. No DeCS/MeSH, o conceito de drogas e compostos químicos é bastante amplo; os termos são frequentemente usados alternadamente. Inclui não somente o que é comumente conhecido como “drogas terapêuticas” (ASPIRINA) e produtos químicos puros (CLORETO DE SÓDIO ou Etilaminas), mas também uma variedade de substâncias biológicas (ANTICORPOS; AMINOÁCIDOS; PROTEÍNAS; ÁCIDOS NUCLEICOS; PEÇONHAS; EXTRATOS VEGETAIS, etc.). Inclui também substâncias químicas do ambiente ou importância industrial (PRAGUICIDAS; PLASTIFICANTES). Esta é categoria mais extensa do DeCS/MeSH e está dividida em várias subcategorias. Estas subcategorias agrupam os descritores de drogas e compostos químicos por sua estrutura e função.
As subcategorias estruturais incluem: COMPOSTOS INORGÂNICOS (D1), COMPOSTOS ORGÂNICOS (D2), etc.
As subcategorias funcionais incluem: FÁRMACOS CARDIOVASCULARES, FÁRMACOS DERMATOLÓGICOS, etc., as quais estão localizadas na subcategoria D27 (AÇÕES QUÍMICAS E UTILIZAÇÕES).
Hormônios, enzimas, proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos, lipídios e outras biomoléculas estão agrupados em subcategorias separadas.
O mecanismo de ação das drogas ou sua atividade são definidos de forma bastante ampla nos descritores de ações farmacológicas (AÇÕES FARMACOLÓGICAS).