Para indexar um documento precisamos de somente três ferramentas:
O próprio texto completo do documento!
É necessário analisar o texto completo, sua estrutura, encontrar o objetivo do estudo e lê-lo com atenção, além de tabelas, figuras e referências bibliográficas!
A indexação é guiada pelo conteúdo do documento e somente aspectos discutidos devem ser indexados.
Importante
- A leitura do título e o resumo não é suficiente para indexar um documento. É necessário acessar e analisar o documento como um todo.
- As palavras-chaves são do autor e do editor, que não tem conhecimento do processo de indexação. Leia e analise as palavras-chaves, e, somente adote os descritores DeCS/MeSH utilizados como palavras-chave, se atendem às orientações da Metodologia LILACS.
O manual de Indexação de documentos para bases de dados que adotam a Metodologia LILACS
O Manual explicita e introduz a atividade de indexação, o processo realizado e orienta quanto a indexação de áreas específicas que são organizadas conforme as categorias do DeCS/MeSH.
Metodologia LILACS – Manual de Indexação de Documentos para Bases de Dados Bibliográficas
O sistema FI-Admin com o serviço do DeCS/MeSH e a funcionalidade de sugestão de descritores
O acesso ao sistema FI-Admin (Administração integrada de Fontes de Informação) é disponibilizado gratuitamente para desenvolvimento de bases de dados caso você seja Centro Cooperante da LILACS ou de uma BVS .
Verifique se sua instituição já é um Centro Cooperante da LILACS e BVS!
Dentro do sistema você tem acesso ao serviço do DeCS/MeSH, que lhe permite buscar os descritores e sinônimos disponíveis. Essa funcionalidade permite que se atribuam descritores com seus qualificadores (que vamos ver mais adiante no curso) e também, ao selecionar um sinônimo, automaticamente o descritor autorizado é incluido.
Outra funcionalidade disponível é a sugestão de descritores DeCS/MeSH, que analisa os termos incluídos no título e no resumo presentes no registro bibliográfico, decodifica e sugere termos com base em similaridade léxica.
Importante: a ferramenta não é semântica, ou seja, não diferencia Catarata (acidente geográfico) de Catarata (doença nos olhos). Então, muito cuidado ao atribuir os descritores. Sempre leia a nota de escopo, a nota de indexação e a hierarquia do descritor no DeCS/MeSH para diferenciar o significado dos descritores!
A seguir, conheça as ferramentas complementares ao processo de indexação de documentos!