Importante:
Indexação não é classificação, categorização ou qualquer tentativa de incluir um documento em grandes áreas do conhecimento ou áreas e coleções temáticas, por isso não se recomenda que um documento seja indexado com descritores como Saúde Pública, Enfermagem, Odontologia, Psicologia ou qualquer área do conhecimento, pois o uso desses descritores é considerado incorreto para documentos com temáticas mais específicas.
A indexação auxilia o pesquisador a encontrar a “agulha no palheiro“, por isso o descritor utilizado deve ser preciso e específico, se possível, exato! Por que utilizar DOENÇAS CARDIOVASCULARES, se tenho TAQUICARDIA PAROXÍSTICA à disposição?
Quanto tempo você levou para encontrar agulha na imagem ao lado?
Brincadeiras à parte, lembre-se que há milhões de documentos disponíveis na LILACS e na BVS. Se você indexar um documento sobre a prevalência de uma doença em um país ou cidade dentro de Saúde Pública, este documento ficará perdido e ainda poderá “sujar” a pesquisa de um usuário que esteja buscando o tema “História da Saúde Pública no Brasil”, que aí sim, seria indexado com Saúde Pública/história como descritor primário e Brasil como secundário.
Alguns exemplos de uma indexação mais específica que não devem incluir o descritor Saúde Pública ou Enfermagem:
Documento da área de saúde pública: Prevalência de cardiopatias durante a gravidez em Sancti Spiritus. 2015-2016
Descritores primários:
CARDIOMIOPATIAS/epidemiologia
COMPLICAÇÕES CARDIOVASCULARES NA GRAVIDEZ/epidemiologia
Descritores secundários:
CARDIOPATIAS CONGÊNITAS/epidemiologia
PROLAPSO DA VALVA MITRAL/epidemiologia
CUBA/epidemiologia
PREVALÊNCIA
CARDIOPATIAS/diagnóstico por imagem
COMPLICAÇÕES CARDIOVASCULARES NA GRAVIDEZ/diagnóstico por imagem
DISTRIBUIÇÃO POR IDADE
FATORES DE RISCO
ESTUDOS PROSPECTIVOS
Tipo de publicação:
ESTUDO OBSERVACIONAL
Pré-codificados:
HUMANOS
FEMININO
GRAVIDEZ
ADOLESCENTE
ADULTO JOVEM
ADULTO
Região não DeCS:
Sancti Spiritus
Aos indexadores mais experientes:
Caso você seja indexador mais experiente, você pode ter ficado em dúvida sobre a necessidade de indexar os anos de 2015-6 nos campos Alcance temporal (desde/até), porém no documento não houve discussão sobre os casos localizando os temporalmente, por isso, mesmo que esteja no título, no caso deste documento, não é necessário incluir os anos nos campos mencionados.
Só por curiosidade:
Veja o resultado de uma pesquisa pelo descritor SAÚDE PÚBLICA (mh:”Saúde Pública”).
Notou que os 10 primeiros resultados não são sobre Saúde Pública como especialidade? Esse tipo de aplicação não está em conformidade com a nota de alcance (definição) do descritor!