Os indexadores sintetizam e descrevem o conteúdo de evidências científicas apresentadas em diferentes formatos, mas sempre recomenda-se que eles estejam disponíveis em acesso aberto.
A base de dados LILACS aceita:
- Livros e séries monográficas de instituições e autores especialistas reconhecidos em sua área do conhecimento.
- Capítulos de livros e séries monográficas com conteúdo que se constitui de começo, meio e fim, sem necessidade de acesso aos capítulos anteriores ou posteriores, e que contenham título, autoria e referências bibliográficas próprias.
- Teses de doutorado ou de grau superior em qualquer área da Saúde e dissertações de mestrado nas áreas de Saúde Pública e Enfermagem e, para bases de dados da BVS, monografias de pós-graduação (contatar coordenador da base de dados para conhecer critérios e estabelecer termos da cooperação)
- Documentos não convencionais ou literatura cinzenta que não passa pelos tradicionais meios de publicação, porém também de instituições e autores especialistas reconhecidos em sua área do conhecimento.
- Artigos de periódicos que foram avaliados e aprovados pelo Comitê de Avaliação de Periódicos LILACS Brasil ou Comitê da BVS.
A maioria dos periódicos é indexado “capa a capa”, isto é, todos os artigos são registrados na base de dados, porém editoriais e cartas são indexados se incluem título, autor, discussão substancial e referências bibliográficas. A mera apresentação dos artigos do fascículo não é considerada relevante para recuperação na base de dados LILACS.
Algumas revistas são indexadas seletivamente, o que significa que somente alguns artigos relacionados às ciências da vida são registrados e recebem descritores DeCS/MeSH.
Além dos documentos acima, há casos de bases de dados que adotam a Metodologia LILACS, ou seja, bases de dados geridas pela Rede BVS que também aceitam:
- Monografias de final de curso de residência ou especialização
- Resumos de trabalhos apresentados em eventos
IMPORTANTE: antes de registrar esses tipos de documentos que são considerados exceção, por favor entrar em contato com o coordenador dessa base de dados para conhecer os critérios de seleção de documentos em detalhe. Conheça as bases de dados existentes e o código das instituições coordenadoras: http://red.bvsalud.org/fi-admin-pt/bases-de-dados-bibliograficas-geridas-no-fi-admin/
Os documentos selecionados e indexados são úteis para:
- Tomada de decisões em saúde (estabelecer um diagnóstico, indicar um tratamento, aceitar ou rejeitar uma tecnologia, definir políticas, etc.);
- Elaboração de projetos ou estabelecimento de programas (informação estatística, sócioeconômica, cultural, etc.);
- Resolução de problemas de saúde específicos do país ou Região;
- Embasamento teórico e referência para pesquisas de monografias de especialização, dissertações de mestrado, teses de doutorado, teses de livre docência e outros tipos de pesquisa e desenvolvimento de produtos;
- Treinamento de pessoal (materiais educacionais para cursos, seminários, etc.);
- Avaliação de atividades, procedimentos, métodos.
Os tipos de estudos mais relevantes e requisitados por usuários da LILACS são:
- Estudos clínicos primários como ensaios clínicos controlados randomizados, estudos de coortes, estudos de casos e controles, estudos transversais, relatos de caso ou séries de casos, pesquisa em animais, pesquisa laboratorial;
- Estudos secundários como revisões sistemáticas, revisões integrativas, guias de prática clínica, metaanálise, avaliação de tecnologias de saúde, avaliações econômicas, sínteses de evidências, overviews;
- Relatórios técnicos, anais de congresso com texto completo aos artigos, notas técnicas, projetos, documentos governamentais.
As informações contidas nos documentos da LILACS tem que possuir rigor metodológico de modo que sejam reprodutivas e aplicáveis a outras áreas geográficas e a situações diferentes.
Assim, não devem ser ingressados documentos que se referem a situações locais dificilmente reprodutíveis e replicáveis, de exclusivo interesse local ou informativos.
Verifique o Guia de Seleção de Documentos e os critérios de seleção de documentos da LILACS para mais detalhes, incluindo quais documentos não indexar.