8.18 Categoria Z (Localizações Geográficas)

 

A Categoria Z contém todos os descritores geográficos do DeCS. Todos os nomes foram aprovados pelo “United States Board on Geographic Names”. Essa Categoria contém em geral todos os continentes, todos os países de cada continente, cada estado dos Estados Unidos, cada província do Canadá, cada estado da Austrália, grandes ilhas e grupos de ilhas, várias cidades maiores e entradas para indexação histórica (ARABIA, ALEMANHA, RUSSIA (PRÉ-1917)).

8.18.1

Embora os termos desta Categoria sejam usados liberalmente pelos indexadores, são todos descritores Secundários usados como coordenação e nunca devem aparecer como descritores Primários.

8.18.2

Dois qualificadores estão disponíveis para a Categoria Z: /epidemiologia e /etnologia. Se a doença é usada com /epidemiologia, a coordenação geográfica também requer /epidemiologia.

Incidência de gota no Brasil

GOTA /epidemiol *

BRASIL /epidemiol

Ocorrência de desnutrição entre indivíduos da África do Norte no Uruguai.

TRANSTORNOS NUTRICIONAIS /etnol * /epidemiol

URUGUAI /epidemiol

ÁFRICA DO NORTE /etnol

(ÁFRICA DO NORTE /etnol representa a correta indexação de um grupo étnico de um país vivendo em outro.)

8.18.3

Os aspectos geográficos de um documento devem ser apresentados na forma de um termo da Categoria Z quando o documento discutir os aspectos geográficos de um assunto ou quando o assunto tiver importância geográfica.

Importância geográfica significa que o lugar caracteriza o dado como nenhum outro lugar o faz ou que o dado no lugar difere do dado colhido em outro lugar. O indexador deve adicionar a localização geográfica para o pesquisador unicamente como um parâmetro.

Mas não deixar-se enganar por nomes geográficos no título. Um documento entitulado “Propanolol em pacientes com infarte agudo do miocárdio no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, desde 1965: uma revisão”, não deve ser indexado sob BRASIL.

8.18.4

Os indexadores muitas vezes usam os descritores geográficos requeridos para documentos de epidemiologia onde os descritores de doenças são indexados com o qualificador /epidemiologia. Documentos assim geralmente têm em seus títulos as palavras “incidência”, “frequência”, “prevalência”,”morbidade”, “mortalidade”, “ocorrência”, “estatística”, “surto”, “uma epidemia”, “endêmico” e outras do gênero.

Indexar documentos epidemiológicos sob o nome da doença com o qualificador /epidemiol ou /mortal como descritores Primários e sob o local geográfico como descritor Secundário, com o qualificador /epidemiol.

Algumas vezes outro conceito epidemiológico além da doença é requerido.

A incidência da tuberculose em uma área urbana do Brasil.

TUBERCULOSE /epidemiol *

INCIDÊNCIA

POPULAÇÃO URBANA

BRASIL /epidemiol

HUMANOS (Pré-codificado)

(e outros pré-codificados requeridos)

Mortalidade infantil na Bolívia.

MORTALIDADE INFANTIL *

BOLIVIA /epidemiol

HUMANOS (Pré-codificado)

LACTENTE (Pré-codificado)

(e outros pré-codificados requeridos)

Um surto de babesiose bovina no Chile.

BABESIOSE /epidemiol *

DOENÇAS DOS BOVINOS /epidemiol *

SURTOS DE DOENÇAS /vet *

CHILE /epidemiol

ANIMAIS (Pré-codificado)

BOVINOS (Pré-codificado)

8.18.5

Tentar indexar usando um termo da Categoria Z quando um dos conceitos seguintes ou relacionados são indexados (como descritor Primário): antropologia, criminologia, cuidados de saúde, cultura, economia, governo, imposto de renda, interesses do consumidor, jurisprudência, legislação, legislação médica, política, saúde pública, seguridade social, situação da medicina.

Ver regra 9.9.28 sobre /epidemiologia.

8.18.6

Indexar GRUPOS ÉTNICOS sob este termo geral ou seus específicos (descritor Primário) e coordenar com o local geográfico (descritor Secundário).

Consumo de cerveja entre alemães residentes no Brasil.

CERVEJA *

GRUPOS ÉTNICOS *

BRASIL

ALEMANHA /etnol

HUMANOs (Pré-codificado)

(mais os pré-codificados necessários)

Incidência de infeção por HIV em imigrantes haitianos vivendo na Bolívia.

INFECÇÕES POR HIV /eidemiol *

EMIGRANTES E IMIGRANTES *

INCIDÊNCIA

BOLÍVIA /epidemiol

HAITI /etnol

HUMANOs (Pré-codificado)

(mais os pré-codificados necessários)

 

Especificar o país quando usar ÍNDIOS SUL-AMERICANOS.

Especificar o país quando usar GRUPO COM ANCESTRAIS DO CONTINENTE AFRICANO, INUÍTES (Esquimós) e JUDEUS.

8.18.7

Indexar GRUPOS DE POPULAÇÕES CONTINENTAIS (raças) ou grupos raciais específicos (descritor Primário) e um termo da Categoria Z (descritor Secundário), mas não usar /etnol uma vez que este qualificador é restrito a conceitos étnicos, não raciais.

8.18.8

Indexar um documento histórico ou nota histórica, seja no passado remoto ou recente, sob o assunto específico (descritor Primário) e os pré-codificados históricos requeridos como colocado em 8.13.12 e seguintes e 8.13.33 e seguintes e sob os pré-codificados cronológicos. Sempre adicionar um local geográfico (descritor Secundário) para orientar o historiador no lugar, bem como no tempo.

8.18.9

Indexar documentos sobre corporações sob o descritor para a organização ou grupo (descritor Primário) e o local (descritor Secundário).

8.18.10

Muitos descritores do DeCS são inerentemente Americanos: a “American Medical Association”, “American Dental Association”, “American Nurse’s Association”, “American Heart Association”, “American Cancer Society” e várias outras agências governamentais dos Estados Unidos (FDA, NIH, NLM, OEO, PHS, VA, MEDICARE, etc).

Quando estes termos são requeridos como descritores, não esquecer de indexar também sob o descritor ESTADOS UNIDOS, mesmo sendo aparentemente redundante. O acréscimo de ESTADOS UNIDOS ajuda o pesquisador que tem a necessidade de pesquisar sob estes descritores especificamente americanos, quando necessitarem de citações que se refiram exclusivamente a matéria americana.

8.18.11

Indexar sociedades médicas e outras sociedades profissionais sob SOCIEDADES MÉDICAS ou outro descritor apropriado para a sociedade (descritor Primário) e um geográfico (descritor Secundário). A Associação Médica Brasileira é indexada como SOCIEDADES MÉDICAS (descritor Primário) e BRASIL (descritor Secundário).

8.18.12

Indexar documentos sobre universidades específicas e escolas (mais comumente escolas médicas) sob UNIVERSIDADES ou INSTITUIÇÕES ACADÊMICAS ou FACULDADES DE MEDICINA ou algum outro descritor específico (Primário) e um geográfico (Secundário). Universidade de São Paulo é indexada sob UNIVERSIDADES (descritor Primário) e BRASIL (descritor Secundário).

8.18.13

Indexar documentos sobre hospitais específicos sob HOSPITAIS ou um hierarquizado mais específico (Primário) e um geográfico (Secundário). Hospital São Luis é indexado sob HOSPITAIS (Primário) e BRASIL (Secundário).

Não indexar estudos realizados em hospitais ou análise de protocolos feitas entre registros de hospitais sob HOSPITAIS. Um documento sobre a síndrome de esvaziamento rápido, com seguimento de 863 gastrectomias consecutivas realizadas num hospital é indexado sob os descritores clínicos requeridos, mas não sob HOSPITAIS ou o descritor geográfico onde se localiza o hospital. Nestes documentos, como quando o hospital específico é colocado no título, essa informação é dada meramente para orientar o leitor sobre a população-caso.

8.18.14

Ocasionalmente um indexador encontra um documento sobre um congresso ou conferência específicos como um assunto. Instruções gerais de indexação de congressos são dadas em 8.16.24.

Quando um documento é sobre um congresso ou conferência propriamente dito, a história dele, sua contribuição para o progresso da disciplina, etc., isto é, o congresso como um meio de comunicação científica e não como veículo dos trabalhos apresentados nele, indexar sob o descritor CONGRESSOS COMO ASSUNTO (Primário) e um geográfico para localizá-lo ou identificá-lo (Secundário).

5ª Conferência Nacional sobre Tratamento com Metadona

METADONA /uso terap *

CONGRESSOS COMO ASSUNTO *

ESTADOS UNIDOS

Construindo pontes para amanhã: Congresso da Cociedade Mexicana de Cardiologia

CARDIOLOGIA *

CONGRESSOS COMO ASSUNTO *

MÉXICO

 

Não confundir com CONGRESSO [Tipo de Publicação].

8.18.15

Indexar diretórios e listas de membros de profissionais ou de corporações como hospitais, escolas, academias, institutos, sociedades, etc., sob DIRETÓRIO [Tipo de Publicação], o descritor específico para a corporação (Primário) e um geográfico (Secundário). Isto é discutido na Categoria L, na regra 8.14.5.

Diretório de sociedades de otorrinolaringologia nos Estados Unidos.

OTOLARINGOLOGIA *

SOCIEDADES MÉDICAS *

ESTADOS UNIDOS

DIRETÓRIO {Tipo de Publicação]

8.18.16

Indexar bibliografias nacionais sob o descritor BIBLIOGRAFIAS COMO ASSUNTO ou BIBLIOGRAFIA DE MEDICINA (Primário) e um geográfico (Secundário). Isto é discutido na Categoria L, em 8.14.1 e 8.14.2.

Bibliografia de medicina da Argentina

BIBLIOGRAFIA DE MEDICINA *

ARGENTINA

 

Não confundir com BIBLIOGRAFIA [Tipo de Publicação].

 

8.18.17

Palavras geográficas muitas vezes aparecem na nomenclatura de cepas de bactérias. Não indexar com um descritor geográfico da Categoria Z, para “novos tipos agora levam o nome da cidade, região ou país, na qual a primeira cepa foi isolada” (Bergey, 8a edição, página 299).

Um termo geográfico para coordenação interfere com a designação geográfica para documentos sobre a incidência, aparecimento ou surto de doenças locais causadas por um organismo assim denominado. Assim, “Infecção por Salmonella london” não é a mesma coisa que “Infecções por Salmonella em Londres”. Se tentarmos especificar o organismo Salmonella london como SALMONELLA e LONDRES e por consequência infecção por Salmonella london como INFECÇÕES POR SALMONELLA e LONDRES, isto conflituará com a indexação correta de infecções por Salmonella em Londres, que é INFECÇÕES POR SALMONELLA e LONDRES.

8.18.18

Além de bactérias, não indexar outros organismos específicos isolados com um nome de uma área geográfica, exceto se a localização geográfica for relacionada especificamente com a ocorrência do organismo ou à incidência da doença naquele lugar onde o documento está sendo indexado.

Nariva virus (Nariva fica em Trinidad e Tobago)

INFECÇÕES POR RESPIROVIRUS *

(mas não também TRINIDAD E TOBAGO onde o vírus foi isolado em roedores de florestas)

Indexar sob o local geográfico somente para apresentar o aspecto epidemiológico de uma doença ou a presença de um organismo em um local, não para identificar sua nomenclatura.

8.18.19

Indexar plantas nativas sob o nome de uma planta (descritor Primário) e um geográfico (descritor Secundário). Estas plantas nativas aparecem em documentos, muitas vezes, sobre a medicina primitiva usando as plantas como agentes terapêuticos ou como alimento. O local de origem da planta, se usada como droga ou nutriente, é importante. A indexação de plantas comestíveis é discutida na Categoria J, regra 8.12.3 e regra 8.12.4.

(Ver nota técnica relacionada TN.148)

8.18.20

Não indexar facetas específicas de genética de população ou populações genéticas sob um descritor geográfico quando o descritor geográfico fizer parte do nome. Esta advertência afetará nomes específicos de grupos sanguíneos, tipos de hemoglobinas, dermatóglifos, polimorfismos, etc.

Se, entretanto, o estudo genético extender-se para um segmento grande de uma população, é correto indexar sob o local geográfico.

Hemoglobina Geneva, hemoglobina Missisippi e hemoglobina New York.

HEMOGLOBINAS ANORMAIS *

(e não sob os termos geográficos)

Hemoglobina de Indios Brasileiros

HEMOGLOBINAS *

ÍNDIOS SUL-AMERICANOS *

BRASIL

8.18.21

Não indexar sob um local geográfico para especificar o idioma de documentos sobre linguagem ou quando indexar sob DICIONÁRIO [TIPO DE PUBLICAÇÃO], como mostrado na Categoria L, regra 8.14.6.

O idioma inglês em comunicações científicas.

LINGUAGEM *

COMUNICAÇÃO *

CIÊNCIA *

(mas não sob INGLATERRA para “Inglês”)

Was this page helpful?