8.12.1

8.12.1

ALIMENTOS e seus termos relacionados (análise, abastecimento, processamento, etc.) encontram‑se nesta Categoria. A seguir, um guia para indexação desses termos:

ALIMENTOS e RAÇÃO ANIMAL: o que humanos e animais comem

DIETA: o que se come, quanto, quando e como

CULINÁRIA: como se prepara a comida

CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO: porque se come e o que acontece à comida após a ingestão

DIETÉTICA: princípios de nutrição aplicados à alimentação de pessoas ou grupos de pessoas

DIETOTERAPIA: dieta específica prescrita por um médico para tratar uma doença

ANÁLISE DE ALIMENTOS é um descritor geral usado para indicar a constituição química de um determinado alimento. O indexador deve preferir indexar um alimento específico com o qualificador /química e reservar ANÁLISE DE ALIMENTOS somente para documentos gerais.

Determinação de fenóis em alimentos.

ANÁLISE DE ALIMENTOS *

FENÓIS /anal*

Aminoácidos essenciais em tomates.

LYCOPERSICON ESCULENTUM /quim *

AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS /anal*

 

8.12.2

Além destes descritores mencionados existem vários outros, de outras Categorias que se sobrepõem: INGESTÃO DE ALIMENTOS (G10), COMPORTAMENTO ALIMENTAR (F1), INGESTÃO DE LÍQUIDOS (G10) assim como APETITE (F2, G10) e FOME (F1).

8.12.3

Indexar plantas alimentícias e plantas comestíveis com o descritor específico: FRUTA ou PLANTAS (descritor autorizado para ‘vegetais’)  ou seus descritores específicos. Quando não for possível identificar se a planta é fruta ou vegetal usar PLANTAS COMESTÍVEIS (B1).

(Ver regra sobre Plantas nativas em 8.18.19)

8.12.4

Algumas vezes o indexador encontra na literatura estudos de plantas comestíveis somente como tecido vivo ou um organismo, e não como alimento. Quando o aspecto importante for o tecido da planta, embora ela seja comestível, indexar o mais especificamente possível usando um descritor da categoria B1. Se nenhum desses termos for apropriado, indexar sob PLANTAS.

(Ver regra sobre Plantas nativas em 8.18.19)

O valor nutricional das mangas

FRUTAS /quim *

VALOR NUTRITIVO

Efeito dos raios X em plantas, usando arroz como planta teste.

ORYZA /ef rad *

Uso terapêutico do arroz em dietas de úlcera péptica

ORYZA *

ÚLCERA PÉPTICA /dietoter *

 

Há também descritores mai específicos como PLANTAS MEDICINAIS, PLANTAS TÓXICAS, PLANTAS GENETICAMENTE MODIFICADAS.

8.12.5

CARNE como alimento deve ser indexada por CARNE (como Primário) e o animal (como Secundário),

Bife de boi

CARNE *

BOVINOS (Pré-codificado)

ANIMAIS (Pré-codificado)

Carne de porco

CARNE *

SUÍNOS

ANIMAIS (Pré-codificado)

8.12.6

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS, descritor autorizado para ‘intoxicação alimentar’ (descritor Primário) é para documentos em geral sobre envenenamento de alimentos. Para envenenamento por um alimento específico da categoria J, indexar pelo descritor específico com o qualificador /env (Primário) e acrescentar também DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (Secundário). Se um qualificador é requerido com DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS , então deve ser acrescentado também como Secundário.

Uma deflagração de envenenamento por mariscos na Jamaica.

INTOXICAÇÃO POR FRUTOS DO MAR *

SURTOS DE DOENÇAS *

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS /epidemiol

JAMAICA /epidemiol

8.12.7

Para alergias a alimentos, o descritor HIPERSENSIBILIDADE ALIMENTAR (Categoria C20) está disponível. Indexar uma alergia aos alimentos específicos da Categoria J com o qualificador /efeitos adversos (Primário) e coordenar com HIPERSENSIBILIDADE ALIMENTAR (Primário). Não considerar, entretanto, que todos os efeitos adversos de alimentos são alergias pelos alimentos.

8.12.8

Além de INDÚSTRIAS existente nesta Categoria, considere também OCUPAÇÕES nas Categorias N e SP. Estes descritores servem para indicar tanto a atividade como as pessoas que nelas trabalham. Por exemplo, PESCA, tanto se refere à indústria como ao trabalhador que processa o pescado.

A personalidade de uma pessoa que trabalha em uma lavanderia

PERSONALIDADE *

LAVANDERIA *

 

Algumas vezes, porém, a ocupação em si e a pessoa foram separados pelo DeCS. Por exemplo, MEDICINA e MÉDICOS, ÉTICA e ETICISTAS.

8.12.9

Usar OCUPAÇÕES para todas as ocupações não especificamente listadas entre aquelas hierarquizadas sob INDÚSTRIA nesta categoria ou também não em outra parte desta ou em outras categorias.

Quando indexada, OCUPAÇÕES ou qualquer ocupação específica é provavelmente descritor Primário.

8.12.10

Doenças em pessoas engajadas em qualquer ocupação ou profissão serão indexadas pelo nome da doença (Primário), o nome da ocupação específica se estiver no DeCS (Primário) e DOENÇAS PROFISSIONAIS (Primário) – não OCUPAÇÕES, não INDÚSTRIAS, não MEDICINA DO TRABALHO.

Se a doença for uma daquelas hierarquizadas abaixo de DOENÇAS PROFISSIONAIS na Categoria C24 (por ex., DERMATITE OCUPACIONAL, SILICOSE) indexar sob a doença específica e não por DOENÇAS PROFISSIONAIS.

Infecções por salmonella em trabalhadores de matadouro.

INFECÇÕES POR SALMONELLA *

MATADOUROS *

DOENÇAS PROFISSIONAIS *

Artropatias nos dançarinos de ballet.

ARTROPATIAS *

DANÇA *

DOENÇAS PROFISSIONAIS *

Dermatite em barbeiros.

DERMATITE OCUPACIONAL *

BARBEARIA *

 

Was this page helpful?