5.7 História da Medicina

 

São nove os pré-codificados cronológicos que se referem a períodos da História da Medicina, sendo sete de períodos específicos (HISTÓRIA DO SÉCULO 15 a HISTÓRIA DO SÉCULO 21) e dois que cobrem período gerais mais distantes (HISTÓRIA ANTIGA e HISTÓRIA MEDIEVAL). São sempre usados em conjunto com os tipos de publicação ARTIGO HISTÓRICO,  BIOGRAFIA e ARTIGO CLÁSSICO.

Os descritores de cronologia existem como pré-codificados e também como descritores Principais.

Se um documento tratar do campo da história da medicina, o indexador deverá indexá-lo sob os descritores principais requeridos, provavelmente com o qualificador /história e com o tipo de publicação e pré-codificados cronológicos apropriados. Indexar o descritor geográfico requerido também. Exemplo:

Cirurgia no século 19

CIRURGIA        /hist *

HISTÓRIA DO SÉCULO XIX (Pré-codificado)

Documentos sobre séculos passados, no campo da história da medicina, e cujo século seja o ponto principal do documento, serão indexados sob o descritor cronológico específico como Primário. Por exemplo, “Química na Dinamarca medieval”. Documentos onde o século não é tão importante serão indexados sob os pré-codificados cronológicos.

Documentos relacionados a dois períodos como descritores Primários serão indexados sob cada um deles, mas documentos relacionados a “antiga”, “medieval” e “moderna” serão indexados sob HISTÓRIA DA MEDICINA como descritor Primário com outros descritores. Não esquecer, porém, de indexar cada século específico como descritor pré-codificado. Exemplo:

Medicina no século 17

HISTÓRIA DA MEDICINA *

HISTÓRIA DO SÉCULO XVII (Pré-codificado)

Muitos documentos serão históricos por natureza, mas não estarão dentro do conceito de história da medicina. Por exemplo, um documento sobre a invenção do microscópio como uma contribuição notável para toda a ciência, pode ser interpretado como tendo uma aplicação na medicina. Em tais circunstâncias, os descritores cronológicos Primários e pré-codificados podem ser livremente interpretados como sendo históricos bem como fazendo parte da história da medicina e podem ser usados para precisar o século para qualquer campo.

Usar, portanto, os pré-codificados cronológicos quando requeridos para documentos históricos em odontologia, enfermagem, psicologia, todas as ciências, química, todas as tecnologias, etc. Assume-se que qualquer documento indexado dentro das definições do DeCS vale para recuperação pelos pesquisadores no campo da história da medicina.

O DeCS faz uma adição aos descritores gerais HISTÓRIA DA MEDICINA, HISTÓRIA DA ODONTOLOGIA e HISTÓRIA DA ENFERMAGEM. Estes descritores gerais não devem ser tratados diferentemente daqueles discutidos nos ítens anteriores. Foi explicado anteriormente que deve-se indexar um conceito histórico em medicina sob o descritor Primário com o qualificador /história, os descritores pré-codificados requeridos e os tipos de publicação. Mas não deve-se acrescentar o descritor HISTÓRIA DA MEDICINA.

A mesma política aplica-se a documentos sobre história da odontologia e da enfermagem. E também não devem ser acrescentados os descritores HISTÓRIA DA ODONTOLOGIA ou HISTÓRIA DA ENFERMAGEM. Usar estes dois descritores gerais da mesma maneira que para HISTÓRIA DA MEDICINA.

Deve-se indexar, também, o descritor geográfico requerido.

(Ver regra 9.9.38 sobre /história)

Was this page helpful?