3 Tipo de Publicação

(Ver Como usar este manual)

Os Tipos de Publicação são utilizados para descrever os tipos especiais de conteúdo dos documentos, o tipo de informação apresentada, ou seja, seu gênero.  Eles são diferenciados de outros termos MeSH, que são usados ​​para descrever o assunto do documento. Estão localizados na categoria “V” do DeCS,  CARACTERÍSTICAS DE PUBLICAÇÃO”, que consiste em Componentes de Publicações [V1], Formatos de Publicação [V2], Características do Estudo [V3] e Fontes de Finamciamento de Pesquisa [V4].

Alguns Tipos de Publicação possuem descritores correspondentes. Portanto, deve-se ter em mente se está sendo analisado o Tipo de Publicação como formato ou como assunto.

Em geral, os Tipos de Publicação estão no singular e os descritores Primários correspondentes estão no plural. (Por exemplo, ENSAIO CLÍNICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] e ENSAIOS CLÍNICOS COMO ASSUNTO. Porém, isto não acontece em todos os casos. Assim sendo, os Tipos de Publicação possuem a anotação [TIPO DE PUBLICAÇÃO] após os mesmos.

Os indexadores devem identificar o(s) Tipo(s) de Publicação apropriados para cada documento, se houver. Em alguns casos, mais de um Tipo de Publicação poderá ser necessário. Por exemplo, o documento pode ser uma CARTA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] e um COMENTÁRIO [TIPO DE PUBLICAÇÃO].

São 66 os Tipos de Publicação da Metodologia LILACS. Seguem anotações a respeito dos mais frequentes:

Was this page helpful?