3.19 Revisão [Tipo de Publicação]

 

Um artigo ou livro publicado após exame do material já publicado sobre um assunto. Pode ser abrangente a vários graus e o intervalo de tempo do material pesquisado pode ser amplo ou estreito, mas as revisões mais frequentemente desejadas são revisões da literatura atual. Pode abarcar, específicamente em medicina, material clínico assim como pesquisa experimental ou relatos de casos. Revisões do estado-da-arte tendem a tratar de assuntos mais atuais. Deve ser diferenciado de ARTIGO HISTORICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] sobre o mesmo tema, mas uma revisão de literatura histórica também está incluída no escopo deste tipo de publicação.

“Revisão” é interpretado como “revisão da literatura atual”. Como os documentos de revisão nem sempre aparecem claramente identificados, serão dadas a seguir algumas instruções para orientar sua seleção e identificação:

  • Incluir na indexação todos os artigos de publicações de revisão e artigos identificados como “Revisão” em periódicos de boa qualidade.
  • Considerar como “revisão” as análises de literatura correspondentes aos últimos dez anos. Revisões anteriores a esse período tendem a ser “históricas”.
  • Incluir artigos cujo título seja “revisão e relato de caso”, somente se a parte dedicada à revisão for realmente uma revisão, dentro dos critérios descritos acima.
  • Examinar cuidadosamente as revisões de assuntos, que são escritas, na maioria das vezes, por especialistas para não especialistas. Não confundir com revisão da literatura recente. Porém, se a revisão do assunto foi feita por um grande especialista e abrange exaustivamente o assunto na sua totalidade no momento da publicação, pode ser considerada como revisão da literatura.
  • Excluir documentos sobre a história de um assunto. Embora o documento contenha referências atuais, o mesmo não deverá ser considerado como uma revisão se as referências forem citadas somente para ilustrar o aspecto histórico e não para avaliação do estado atual do assunto.
  • Excluir bibliografias, inclusive as publicadas como artigos especiais ou bibliografias anotadas.
  • Excluir artigos que contenham uma extensa “revisão” do assunto, mas que na realidade não é uma revisão e sim uma introdução documentada do artigo.
  • Excluir teses e dissertações pois elas contém normalmente uma revisão da literatura sobre o assunto da tese ou dissertação.

Sempre que for indexado um Tipo de Publicação de REVISÃO deve-se anotar no campo de “Referências”, o número total de referências do documento.

Os documentos de revisão devem ser indexados normalmente com descritores e qualificadores e, se for necessário, com os descritores pré-codificados.

Não indexar nenhum dos Tipos de Publicação de REVISÃO se o documento for identificado como uma METANÁLISE [TIPO DE PUBLICAÇÃO].

Um EDITORIAL [TIPO DE PUBLICAÇÃO] ou CARTA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] pode também ser artigo de revisão. Não deve ser usado o tipo de publicação REVISÃO  se o artigo for publicado em uma seção que leve o nome “News”, “Novidades” ou similar.

Was this page helpful?