8.13.1

8.13.1

Reservar o descritor HISTÓRIA para documentos gerais sobre o conceito de história da humanidade ou para história como campo ou disciplina. A maior parte dos artigos históricos deve ser indexada pelo assunto específico e o qualificador /história, e não com o descritor HISTÓRIA.

Sentido da história.

HISTÓRIA *

A visão do historiador da história

HISTÓRIA *

A história da ciência.

CIÊNCIA /hist *

(mas não HISTÓRIA)

 

A escrita da  história e a história da escrita histórica são indexadas como HISTORIOGRAFIA.

8.13.2

Reservar o descritor HISTÓRIA DA MEDICINA para documentos gerais sobre história da medicina através dos tempos ou quando o período de tempo não está especificado. Não usar como coordenação para documentos sobre história da medicina de assuntos médicos específicos.

Papel do médico no desenvolvimento da medicina

MÉDICOS *

HISTÓRIA DA MEDICINA *

Construindo uma coleção de história da medicina

HISTÓRIA DA MEDICINA *

BIBLIOTECAS MÉDICAS *

Mas:

A história da tuberculose através dos tempos

TUBERCULOSE /hist *

(e não HISTÓRIA DA MEDICINA)

A expressão “através dos tempos” é coberta por todos pré-codificados cronológicos pertinentes e o tipo de publicação ARTIGO HISTORICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO].

Em geral, quando os descritores HISTÓRIA DO SÉCULO XIX e HISTÓRIA DO SÉCULO XX forem usados deve-se coordenar o assunto específico com o qualificador /história.

HISTÓRIA MODERNA 1601- não deve ser usada, e sim seus séculos específicos (17 – 21) .

8.13.3

Da mesma forma, HISTÓRIA DA ODONTOLOGIA e HISTÓRIA DA ENFERMAGEM só devem ser usados para documentos gerais e não como coordenação para os descritores de odontologia e enfermagem com o qualificador /história.

A odontologia no século 19 no Brasil.

HISTÓRIA DA ODONTOLOGIA *

BRASIL

HISTÓRIA DO SÉCULO XIX (Pré-codificado)

ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

Periodontia no século 19

PERIODONTIA /hist *

HISTÓRIA DO SÉCULO XIX (Pré-codificado)

ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

não HISTÓRIA DA ODONTOLOGIA

Enfermagem no século 17

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

HISTÓRIA DO SÉCULO XVII (Pré-codificado)

ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

História da enfermagem em tuberculose

TUBERCULOSE /hist * /enf

ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

HUMANOS (Pré-codificado) (para coordenar com tuberculose)

E os pré-codificados dos séculos apropriados.

8.13.4

Não indexar biografias atuais ou obituários de médicos, dentistas e enfermeiros por HISTÓRIA DA MEDICINA, HISTÓRIA DA ODONTOLOGIA ou HISTÓRIA DA ENFERMAGEM.

(Ver regra 3.1 e regra 8.13.21).

8.13.5

Artigos clássicos são às vezes reimpressos em periódicos atuais. Eles devem ser tratados como artigos históricos e o nome do autor deve ser anotado no campo de Indivíduo como Tema também. O tema específico do documento deve ser indexado como descritor Primário seguido do qualificador /história. Normalmente indexa-se também pela especialidade com o qualificador /história. Deve ser acrescentado ARTIGO CLÁSSICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO]. Deve ser indexado o pré-codificado do século no qual o artigo foi originalmente publicado.

8.13.6

O descritor BIOGRAFIA COMO ASSUNTO é usado para biografia como forma literária. Não confundí‑lo com BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO]. Por ser dada maior ênfase à indexação de documento biográfico e notas biográficas como tipo de publicação, por comparação, o descritor BIOGRAFIA COMO ASSUNTO é pouco usado. Quando acontecer, será descritor Primário.

O valor de biografias orais

BIOGRAFIA COMO ASSUNTO *

Métodos de pesquisa em estudos biográficos

BIOGRAFIA COMO ASSUNTO *

PROJETOS DE PESQUISA

Uma biografia de William Osler

Osler, William (no campo de Indivíduo como Tema)

BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

Outros descritores apropriados.

(Ver regra relacionada 8.13.14)

8.13.7

O descritor AUTOBIOGRAFIA COMO ASSUNTO é usado como Primário para autobiografia como forma literária e como Secundário para documentos ou notas autobiográficas publicadas em documentos escritos por médicos ou pessoas da área biomédica. Nesse último caso, indexar também pelo assunto com o qualificador /história se pertinente e todos os tipos de publicações biográficos ou históricos requeridos, pré-codificados e geográficos.

Não indexar o relato de uma pessoa como AUTOBIOGRAFIA COMO ASSUNTO se não incluir o tipo de informação biográfica usual. Não confundí-lo com AUTOBIOGRAFIA [Tipo de Publicação].

8.13.8

O descritor PESSOAS FAMOSAS refere-se a pessoas conhecidas convencionalmente como famosas: grandes figuras históricas, músicos e artistas, atletas, etc. Normalmente é indexado como Primário, sem qualificador. Coordenar com o campo no qual a pessoa é famosa com o qualificador /história (como Primário) e todos os pré-codificados pertinentes. Ver item 3.1 Biografia [Tipo de Publicação].

8.13.9

Os descritores MEDICINA ARÁBICA, MEDICINA AYURVÉDICA, MEDICINA TRADICIONAL CHINESA e MEDICINA ORIENTAL DO LESTE ASIÁTICO referem-se a esses conceitos como conhecimento médico e não significam a medicina nesses países. Ex: “medicina na China” não é o mesmo que MEDICINA TRADICIONAL CHINESA.

MEDICINA TRADICIONAL e seus específicos podem ser uados para artigos históricos e para a aplicação de práticas históricas na medicina moderna. Se esses conceitos forem utilizados como conceitos históricos, acrescentar os Tipos de Publicação e pré-codificados cronológicos, bem como a localização geográfica no campo de Região Não DeCS se necessário.

8.13.10

O descritor MEDICINA NA LITERATURA deve ser utilizado para aspectos médicos encontrados em obras literárias. Deve-se indexá-lo como Primário, coordenado com o descritor para o aspecto médico, e com o descritor para a literatura ou tipo literário (POESIA COMO ASSUNTO, DRAMA, etc) específicos, se pertinente.

Uma interpretação psicanalítica da obra poética de Manuel Bandeira

PSICANÁLISE *

MEDICINA NA LITERATURA *

POESIA *

Dostoyevsky e a psiquiatria

PSIQUIATRIA *

EPILEPSIA *

MEDICINA NA LITERATURA *

Esse descritor não deve ser utilizado para documentos sobre obras literárias de médicos.

Obra literária de médicos chilenos

LITERATURA MODERNA *

MÉDICOS *

CHILE

HISTÓRIA DO SÉCULO XIX (Pré-codificado)

HISTÓRIA DO SÉCULO XX (Pré-codificado)

ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

8.13.11

Distinguir entre o descritor RETRATOS COMO ASSUNTO e o correspondente tipo de publicação. RETRATO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] é usado para indexação de materiais históricos. Indexar RETRATOS COMO ASSUNTO como descritor Primário para esta forma de arte gráfica como tema. Indexar RETRATOS COMO ASSUNTO como Secundário cada vez que um retrato de um profissional da saúde ou cientista acompanhe um documento histórico ou um documento biográfico.

8.13.12

ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] é usado para o significado convencional de história, notas históricas ou aspectos históricos de um tema. Seria usado tanto para um documento dedicado inteiramente à apresentação histórica de um tema ou para a porção de um documento dando una discussão substancial em seus aspectos históricos. O tempo abordado pode ser no passado distante, mas ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] pode ser usado também para discussões de desenvolvimento no passado recente ou imediato, como por exemplo a invenção do exame por microscópio eletrônico.

(Ver regra relacionada 8.18.8)

8.13.13

A maioria dos documentos indexados como ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] serão documentos ou notas históricas nos diferentes campos da medicina e ciência, em doenças específicas, em terapias específicas, em técnicas específicas, etc. Documentos históricos sobre medicamentos são mais prováveis de serem sobre os grandes remédios históricos como a quinina e ervas medicinais do que sobre a história da hidroclorotiazida.

8.13.14

Se um documento contém suficiente informação sobre pessoas relacionadas a um tema específico sendo indexado para garantir a indexação do documento como uma biografia sob os aspectos pessoais também, então descritores e tipos de publicação adicionais serão requeridos como especificado na regra.8.13.6.

(Ver também regra 8.13.21)

8.13.15

Se um ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] é usado, o indexador pode levar em conta também a data ou “orientação no tempo” marcando um ou mais dos pré-codificados históricos.

8.13.16

Um ou mais dos descritores geográficos do DeCS podem quase sempre ser fornecidos como coordenação para os itens históricos. O descritor geográfico é geralmente uma nação, como interesse de orgulho nacional em sua história.

8.13.17

Para um documento ou notas históricas indexar um descritor com o qualificador /história, que pode ser usado com descritores da maioria das categorias exceto A, B, F1-2, G4-12 e Z.

8.13.18

Quando o qualificador /história é usado com um descritor, seja Primário ou Secundário, um pré-codificado cronológico de História pode ser usado. Opostamente, se um pré-codificado cronológico é indexado, o qualificador /história será considerado como um agregado próprio ao descritor.

8.13.19

Muitos descritores que requerem /história também requerem outros pré-codificados tais como HUMANOS, ANIMAIS, MASCULINO ou FEMININO. Estes pré-codificados podem ser proporcionados porque o uso de ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] relacionado a pré-codificados históricos para o aspecto histórico de um documento não libera o indexador da responsabilidade de completar a indexação com aspectos não históricos do documento.

8.13.20

Ainda que HUMANOS, MASCULINO ou FEMININO possam ser requeridos para a coordenação da doença em um documento histórico, não usar o tipo de publicação RELATOS DE CASOS nem os pré-codificados de idade.

8.13.21               BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

(Ver regra 3.1. BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO])
(Ver regra relacionada 8.13.4)
(Ver regra relacionada 8.13.14)

Documentos biográficos são indexados somente se proporcionam informação substancial acerca da vida de uma pessoa e feitos significativos em um campo referente à biomedicina. Ambas, biografias históricas e atuais, são escolhidas de acordo com o mesmo critério: deverá haver suficiente discussão do tema para ser usado como história da ciência ou da medicina.

O item deve ser examinado cuidadosamente e não deve ser indexado, a menos que seja substancial. Este critério deve ser aplicado muito estritamente, independente do idioma do periódico ou da nacionalidade de origem do biografado. Uma mera lista de graus adquiridos ou concedidos e lugares onde a pessoa trabalha não é suficiente.

O DeCS define “substancial” neste contexto como: o documento deve dar o tipo de material que terá valor para o pesquisador que requerer material sobre o sujeito. Se um artigo de revista parecer ser um pouco mais do que uma notícia de jornal, não deve ser indexado. Um cumprimento por aniversário ou homenagem a um aniversariante não é automaticamente colocado como “artigo” elegível para indexação. Um obituário, também, deve fornecer o mesmo tipo de material válido para pesquisadores históricos: um obituário que fala um pouco mais do que a notícia da morte em um jornal, não obstante seu tom respeitoso, também não deve ser indexado. Como regra geral, biografias devem ter pelo menos duas páginas para serem consideradas substanciais.

Dados biográficos são indexados proporcionando o nome do biografado no campo de Indivíduo como Tema, coordenado com os pré-codificados cronológicos apropriados. Ver ítem 6 para maior discussão sobre Indivíduo como Tema. Todos os documentos biográficos devem também ser indexados com BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO].

8.13.22

Entrar o nome da pessoa pelo sobrenome, seguido de seu(s) nome(s), usando letras maiúsculas e minúsculas.

8.13.23

Os pré-codificados cronológicos serão aqueles do período no qual o biografado se desenvolveu e contribuiu para a medicina ou ciência. Assim, um cientista nascido em 1892 terá somente o pré-codificado do século 20, mas alguém nascido em 1870 provavelmente estava ativo durante os últimos anos do século 19 e no século 20.

1.13.24

Todas as biografias, independente da data de morte ou se a pessoa vive, devem ser indexadas como BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO].

8.13.25

Não é necessário que todo o documento seja exclusivamente biográfico para aplicar BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO]. Se uma parte de um documento não biográfico proporciona informação biográfica útil, o indexador pode indexar a pequena parte biográfica, proporcionando o nome do sujeito no campo de Indivíduo como Tema e incluindo o tipo de publicação requerido e os pré-codificados para os anos.

8.13.26

Lembrar, de qualquer forma, que a indexação de outros aspectos do documento, i.e., o aspecto do tema, pode também ser manejado com todos os pré-codificados apropriados aplicáveis ao tema indexado.

8.13.27

A maioria do material que requer BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] será sobre médicos ou cientistas que contribuem no campo da medicina ou disciplinas correlatas. Este Tipo de Publicação será também usado para aspectos médicos ou notas médicas sobre pessoas famosas que não foram ou não são médicos ou cientistas. Se não houver nenhum aspecto médico no material biográfico da pessoa famosa, então a biografia não deverá ser selecionada para indexação.

8.13.28

Se o documento ou nota biográfica for sobre um médico ou cientista, indexar da seguinte maneira:

  • sob o nome do médico ou cientista, preenchendo o campo de Indivíduo como Tema (Ver regra 8.13.39)
  • sob o campo ou especialidade específico no qual a pessoa é conhecida, seguindo os exemplos abaixo (Ver regra 8.13.30)
  • com BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO]
  • com o descritor geográfico
  • com o pré-codificado histórico apropriado
  • NÃO sob o descritor MÉDICOS
  • NÃO sob o descritor PESSOAS FAMOSAS
  • NÃO com os pré-codificados HUMANOS, MASCULINO ou FEMININO para identificar o sexo do biografado.
  • Possivelmente com CARTA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] ou EDITORIAL [TIPO DE PUBLICAÇÃO].

John Smith – uma nota biográfica (O texto fala que ele era um pediatra no século 19)

Smith, John (Indivíduo como Tema)

BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

HISTÓRIA SÉCULO XIX (Pré-codificado)

PEDIATRIA /história

ESTADOS UNIDOS

As regras que governam a indexação de materiais biográficos foram designadas basicamente tendo em mente os médicos, e deles são as biografias mais importantes e comuns encontradas na LILACS. Isto explica porque não é necessário toda vez indexar um médico sob MÉDICOS, ou, no caso de “médicos famosos”, sob PESSOAS FAMOSAS. Se o sujeito biografado é conhecido em um campo não-médico, mas também acontece de ser médico, não acrescentar PESSOAS FAMOSAS, mas indexar o campo não-médico.

A presença de ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] deve sugerir ao indexador que deve ser usado também um descritor com o qualificador /história. Se não houver um descritor onde o qualificador /história seja aplicável, o indexador deve reconsiderar se a biografia é realmente importante para ser indexada.

8.13.29

Em geral, o termo geográfico usado deve ser de um país, preferivelmente, do que uma subdivisão política de um país. Para assuntos dos Estados Unidos, a menos que seja necessário usar os estados, preferir ESTADOS UNIDOS. Para pessoas que emigraram de um país a outro, preferir o país no qual ela realizou a maior parte de seus trabalhos médicos ou científicos. Por outro lado, para aquelas pessoas que tem tido atividade em mais de um país, usar todos os países necessários. Pessoas que são famosas tanto no país em que nasceram como no país onde viveram seus últimos anos, devem ser indexadas com ambos os países.

8.13.30

Um documento, às vezes, dá uma lista dos documentos do biografado. Se der, indexar também com BIBLIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO]. Se o documento for acompanhado de uma lista de livros e documentos sobre a pessoa, acrescentar BIOBIBLIOGRAFIA (como descritor Secundário) + BIBLIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO].

(Ver regra relacionada 8.13.28.)

8.13.31

Um documento biográfico pode conter material sobre a contribuição da pessoa a um campo específico ou a um tema específico. Por outro lado, um documento sobre o campo ou tema específico pode conter material biográfico sobre um médico ou outro cientista.

8.13.32

A quantidade de material discutido determinará se o documento é predominantemente descritor Primário pelo tema ou predominantemente biográfico com um assunto incidental e descritor Secundário. Às vezes eles são iguais em importância. O indexador tomará a decisão baseado no texto, mas de qualquer maneira o campo do assunto será indexado com o qualificador /hist e todos os pré-codificados requeridos, seja descritor Primário ou Secundário. Na maioria dos documentos biográficos o tema é incidental e, portanto, descritor Secundário.

8.13.33

BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] será usado também para pessoas famosas que não pertencem ao campo da medicina ou disciplinas relacionadas, tal como grandes figuras históricas, artistas famosos, músicos, escritores, membros da família real, estrelas de cinema, jogadores de baseball, etc.

Biografias de pessoas famosas que vivem ou tenham morrido recentemente não devem ser selecionadas para indexação se não houver informação orientada à medicina no documento.

(Ver regra relacionada 8.18.8)

8.13.34

Artigos sobre pessoas famosas serão indexados da seguinte maneira:

  • sob o nome da pessoa famosa, preenchendo o campo de Indivíduo como Tema. (Ver regra 8.13.39)
  • sob o descritor PESSOAS FAMOSAS (geralmente descritor Primário). Se a informação biográfica não for o ponto principal do artigo, PESSOAS FAMOSAS será Secundário.
  • sob o descritor para o campo específico onde a pessoa foi famosa como descritor Primário com /história se permitido e uma doença, se pertinente, como descritor Primário com /história.
  • com BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] para a pessoa.
  • com o descritor geográfico
  • com o pré-codificado cronológico apropriado
  • NÃO sob HUMANOS, MASCULINO ou FEMININO para a pessoa, mas sob qualquer um dos pré-codificados requeridos se uma doença for indexada.
  • NÃO sob RELATOS DE CASOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO]
  • NÃO com nenhum dos pré-codificados de idade.

Possivelmente com CARTA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] ou EDITORIAL [TIPO DE PUBLICAÇÃO].

8.13.35

Documentos de mais de uma pessoa famosa não identificadas individualmente como biografadas (ex: “Epilepsia em pessoas famosas” ou “Sífilis nos reis da França”) serão indexados sob PESSOAS FAMOSAS (como descritor Primário) e os pré-codificados apropriados (de novo incluindo HUMANOS para as doenças e não para a pessoa).

8.13.36

Os pré-codificados cronológicos de história são usados em conjunto com o ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] e BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO]. Os descritores pré-codificados cronológicos existem também como descritores Primários.

8.13.37

Se um artigo tratar do campo da história da medicina, deve-se indexá-lo sob o descritor devido (como Primário), provavelmente com o qualificador /história, com ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO], possivelmente com BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] e com o pré-codificado cronológico relativo. Um descritor geográfico pode também ser necessário.

8.13.38

Os descritores HISTÓRIA ANTIGA, HISTÓRIA MEDIEVAL; HISTÓRIA DO SÉCULO XV; HISTÓRIA DO SÉCULO XVI; HISTÓRIA DO SÉCULO XVII e HISTÓRIA DO SÉCULO XVIII, quando forem o ponto principal do artigo, podem ser descritores Primários. Caso contrário, serão acrescentados somente como pré-codificados.

8.13.39   Indivíduo como Tema

O nome do biografado é colocado no campo de Indivíduo como Tema, segundo as regras de entrada de nomes de autores. Indexar documentos autobiográficos de uma pessoa exatamente como as biografias. A única diferença será que se acrescenta AUTOBIOGRAFIA COMO ASSUNTO (como descritor Secundário).

(Ver regra relacionada 8.13.28)
(Ver regra 8.13.34 sobre Pessoas Famosas)

Was this page helpful?