(Ver regra 9.1.4)
Assim como os termos DeCS são hierarquizados de acordo com sua relação com outros termos e são arranjados hierarquicamente segundo seu nível de especificidade, os qualificadores também são hierarquizados. Os indexadores devem usar a hierarquia dos qualificadores da mesma forma que usam a hierarquia dos descritores, isto é, indexar sempre no aspecto mais específico para representar os conceitos expressos num documento, mas utilizando a hierarquia para agrupar conceitos relacionados.
Por exemplo, um documento sobre tratamento da esofagite com dieta deve ser indexado:
ESOFAGITE /dietoter *
Entretanto, para um documento sobre radioterapia, cirurgia, tratamento farmacológico e dietoterapia de esofagite o indexador pode indexar cada um destes conceitos como Secundários, mas necessita de uma forma para agrupá-los como Primários:
ESOFAGITE /terap *
Dependendo do detalhamento do assunto no documento o indexador indexará corretamente ao colocar o qualificador mais abrangente como Primário, sem mencionar os específicos como Secundários. Por outro lado, algumas vezes dois qualificadores pertentences a uma mesma hierarquia são necessários para refletir os conceitos do título.
Por exemplo, um documento que trate da caracterização genética e antigênica do vírus influenza H1N1 deve ser indexado:
VÍRUS DA INFLUENZA A SUBTIPO H1N1 /genet * /imunol * (e não /fisiol *)
Não devem ser usados mais de três qualificadores para um descritor (um como Primário e dois como Secundários), exceto em raras circunstâncias. Para qualquer documento no qual um descritor requeira o uso de mais de três qualificadores deverá ser utilizada a hierarquia dos qualificadores para encontrar um aspecto mais abrangente e reduzir o número de qualificadores.
No caso de um documento sobre vários aspectos de uma doença que discuta substancialmente /diagnóstico, /epidemiologia, /genética e /terapia, cada um destes qualificadores pode ser indexado, pois não possuem relacionamento na hierarquia dos qualificadores.
Se, entretanto, o documento discute /diagnóstico, /terapia, /epidemiologia e /mortalidade de uma doença, o último qualificador poderá ser suprimido pois está hierarquizado sob /epidemiologia.
Hierarquia dos qualificadores
/anal
/isol
/lcr
/sangue
/urina
/anat
/citol
/ultraest
/embriol
/anorm
/inerv
/irrig
/patol
/diag
/diag imagem
/estatist
/epidemiol
/etnol
/mortal
/provis
/etiol
/compl
/secund
/congen
/embriol
/genet
/imunol
/ind quim
/microbiol
/virol
/parasitol
/transm
/farmacol
/admin
/agon
/antag
/ef adv
/env
/tox
/farmacocin
/fisiol
/cresc
/fisiopatol
/genet
/imunol
/metab
/bios
/defic
/enzimol
/farmacocin
/lcr
/sangue
/urina
/org
/econ
/legis
/normas
/provis
/tend
/quim
/agon
/analog
/antag
/sint quim
/terap
/cirurg
/transpl
/dietoter
/enf
/prev
/trat farm
/radioter
/reabil
/uso terap
/admin
/ef adv
/env
Qualificadores que não pertencem a nenhuma hierarquia
/clas
/educ
/ef farm
/ef rad
/etica
/hist
/instrum
/les
/métodos
/patogen
/políticas
/psicol
/vet