8.14.1

8.14.1

As bibliografias publicadas como um documento devem ser indexadas pelo assunto específico (com Primário) e por BIBLIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO].

Bibliografia sobre planejamento familiar no Chile

PLANEJAMENTO FAMILIAR *

BIBLIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

CHILE

As bibliografias extensas de alguns documentos (que não necessariamente precisam ser documentos de revisão) podem ser destacadas, se julgar conveniente, com o descritor BIBLIOGRAFIAS COMO ASSUNTO (como Primário).

Da mesma forma, se a bibliografia de um documento de revisão for considerada muito relevante, esta pode ser indexada por BIBLIOGRAFIAS COMO ASSUNTO (como Primário), além da anotação do total de citações no campo de número de referências.

Os documentos biográficos que trazem a bibliografia dos trabalhos do biografado devem ser indexados por BIBLIOGRAFIAS COMO ASSUNTO (como Primário) e todos os dados biográficos correspondentes.

Uma bibliografia é uma lista de livros e documentos por um autor. Por outro lado, a biobibliografia é uma lista de livros e documentos a respeito de uma pessoa. Biobibliografias não são encontradas com frequência no material indexado na LILACS. Ocasionalmente, serão indexadas sob o nome da pessoa no campo de Indivíduo como Tema, mas acrescentando o descritor BIOBIBLIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO].

As bibliografias produzidas a partir da base de dados LILACS e publicadas em uma revista ou outro documento não devem de nenhuma maneira ser indexadas.

(Ver regra 3.1. BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO])
(Ver regra 8.18.16 sobre BIBLIOGRAFIA)

8.14.2

O descritor BIBLIOGRAFIA DE MEDICINA é reservado para bibliografias sobre medicina em geral ou segmentos gerais dentro do campo da medicina. Não deve ser usado para campos especializados da medicina ou assuntos específcos.

Bibliografia venezolana de medicina

BIBLIOGRAFIA DE MEDICINA *

VENEZUELA

Uma bibliografia de tuberculose na América Latina.

TUBERCULOSE *

AMÉRICA LATINA

BIBLIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

(Ver regra 8.18.16 sobre BIBLIOGRAFIA)

8.14.3

O descritor LIVROS deve ser usado para documentos sobre livros como meio de comunicação ou como assunto. Documentos sobre livros específicos devem ser indexados por LITERATURA ou seus específicos (Categoria K). Documentos que se referem a “livros” nos títulos devem ser indexados por BIBLIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] e não LIVROS.

Exemplos de títulos corretamente indexados por LIVROS:

Livros como ferramentas clínicas;

A superioridade dos livros sobre a televisão na educação moderna;

Transmissão de patógenos por livros;

Livros e fitas de computador;

Material de construção de livros para crianças hospitalizadas.

Exemplos de títulos que não devem ser indexados por LIVROS:

Lista de livros sobre saúde ocupacional (indexar por BIBLIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO])

Manuais para interações de drogas (indexar pelo Tipo de Publicação do manual específico e BIBLIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] se apropriado)

Medicina nos livros de Somerset Maugham (indexar por LITERATURA MODERNA e MEDICINA NA LITERATURA)

8.14.4

Os descritores MANUSCRITO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] e MANUSCRITO MÉDICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] (ambos da Categoria V) incluem não só livros feitos à mão antes da imprensa como também rascunhos de documentos datilografados, correspondência, diários, memorandos, etc. Esses descritores tem valor para historiadores e terão pouco uso na base de dados.

Quando indexados como Primários devem ser utilizados os descritores MANUSCRITOS COMO ASSUNTO e MANUSCRITOS MÉDICOS COMO ASSUNTO (ambos da Categoria L) e deve-se acrescentar os pré-codificados cronológicos pertinentes.

8.14.5

Os diretórios de médicos, cientistas, especialistas, associações, sociedades, etc, de interesse, podem ser indexados por DIRETÓRIO [TIPO DE PUBLICAÇÃO], DIRETÓRIOS COMO ASSUNTO, pela especialidade ou instituição (como SOCIEDADES, ACADEMIAS E INSTITUTOS, etc), e por um descritor geográfico apropriado.

Lembrar que os diretórios não são incluídos na LILACS, mas podem ser indexados nas bases de dados nacionais (Ver Guia de Seleção de Documentos para a base de dados LILACS).

Diretório de oftalmologistas na Argentina

OFTALMOLOGIA *

DIRETÓRIOS COMO ASSUNTO* (dependendo da abordagem do documento)

ARGENTINA

Diretório de bibliotecas médicas da América Latina

BIBLIOTECAS MÉDICAS *

DIRETÓRIO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] (dependendo da abordagem do documento)

AMÉRICA LATINA

(Ver regra relacionada 8.18.15)

8.14.6

Na LILACS quase nunca serão indexados dicionários. Se for necessário indexar, por exemplo, listas de palavras em um idioma com equivalência em outro, que são, na verdade, pequenos dicionários, indexá-las sob DICIONÁRIO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] ou específicos na hierarquia e o assunto (como descritor Primário). Dicionário como assunto deve ser indexado sobe DICIONÁRIOS COMO ASSUNTO ou seus específicos.

Um vocabulário farmacêutico em espanhol

FARMÁCIA *

DICIONÁRIO FARMACÊUTICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

Vocabulário de anestesia

ANESTESIOLOGIA *

DICIONÁRIO [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

Observar que nesses casos não se deve indexar uma localização geográfica para identificar a lingua, isto é, “Espanhol” não deve ser indexado por “Espanha”.

Observar também que “vocabulário” no sentido aqui descrito não equivale ao descritor VOCABULÁRIO, que significa o estoque de palavras de uma pessoa.

(Ver regra relacionada 8.18.21)

8.14.7

Documentos sobre etimologia, derivação de palavras, nomenclatura e terminologia devem ser indexados por TERMINOLOGIA COMO ASSUNTO ou TERMINOLOGIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] e pelo descritor que represente o termo em discussão, seja este geral ou específico.

A etimologia de palavras para cegueira

CEGUEIRA *

TERMINOLOGIA COMO ASSUNTO *

Nomenclatura de bactérias

BACTÉRIAS *

TERMINOLOGIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

Was this page helpful?