8.15.1
Já que todos os descritores desta Categoria são humanos por definição e que muitos se encontram definidos por idades (CRIANÇA, IDOSO), sexo (MÉDICAS, ENFERMEIROS) o uso dos descritores pré-codificados humanos, idades e sexo resultariam redundantes. Entretanto, como podem ser usados outros descritores de outras categorias, é mais seguro usar todos os descritores pré-codificados.
Doenças relacionadas ao trabalho das enfermeiras
DOENÇAS PROFISSIONAIS *
ENFERMEIRAS E ENFERMEIROS *
HUMANOS (Pré-codificado)
FEMININO (Pré-codificado)
Alcoolismo em médicas
ALCOOLISMO *
MÉDICAS *
HUMANOS (Pré-codificado)
FEMININO (Pré-codificado)
8.15.2
Esta Categoria inclui descritores semelhantes aos descritores pré-codificados para idades: ADOLESCENTE, PESSOA DE MEIA-IDADE, etc.
Indexar documentos sobre órgãos, sistemas, doenças, processos fisiológicos nestas idades, pelo descritor específico e o descritor pré-codificado para as idades. As idades são indexadas como descritor Primário quando a pessoa nessa idade é vista como uma entidade especial, como pessoa, em seus aspectos social, sociológico, psicológico, político, cultural ou econômico,
A psiquiatria da criança
PSIQUIATRIA INFANTIL *
CRIANÇA *
HUMANOS (Pré-codificado)
O uso de maconha por adolescentes
COMPORTAMENTO DO ADOLESCENTE *
ABUSO DE MACONHA *
HUMANOS (Pré-codificado)
ADOLESCENTE (Pré-codificado)
8.15.3
ADOLESCENTE e PESSOA DE MEIA‑IDADE são estados fisiológicos tanto quanto identificadores de idades. Já que estes dois períodos da vida têm problemas psicológicos e sociológicos especiais e condições fisiológicas únicas, mais vezes aparecem como Primários que outros grupos. Em estado de doença, não obstante, o grupo etário é um pré-codificado.
Frequência cardíaca em recém-nascidos (os recém-nascidos são saudáveis)
FREQUÊNCIA CARDÍACA *
RECÉM-NASCIDO /fisiol *
HUMANOS (Pré-codificado)
Frequência cardíaca em caso de artrite em pré-escolares.
ARTRITE /fisiopatol *
FREQUÊNCIA CARDÍACA *
PRÉ-ESCOLAR (Pré-codificado)
HUMANOS (Pré-codificado)
RELATOS DE CASOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO]
Incidência de úlcera péptica em crianças comparada com adultos.
ÚLCERA PÉPTICA /epidemiol *
INCIDÊNCIA
CRIANÇA (Pré-codificado)
ADULTO (Pré-codificado)
HUMANOS (Pré-codificado)
ESTUDO COMPARATIVO (Pré-codificado)
8.15.4
O descritor IDOSO merece atenção especial com relação à GERIATRIA e ENVELHECIMENTO.
Usar o descritor IDOSO quando o documento tratar o mesmo como um ser social, psicológico, sociológico e cultural.
Já que GERIATRIA é uma especialidade médica, a ênfase é sobre geriatria como um campo ou especialidade e sobre médicos geriatras. Em casos pouco usuais GERIATRIA pode ser usado para documentos muito gerais sobre “doenças geriátricas”.
Cuidados críticos para o paciente geriátrico
CUIDADOS CRÍTICOS *
GERIATRIA *
IDOSO (Pré-codificado)
HUMANOS (Pré-codificado)
Não confundir IDOSO com o processo fisiológico ENVELHECIMENTO, que pode ocorrer em qualquer idade e também com animais.
Frequência cardíaca e digestão no idoso
FREQUÊNCIA CARDÍACA *
DIGESTÃO *
IDOSO *
HUMANOS (Pré-codificado)
Roupas para os idosos
VESTUÁRIO *
IDOSO *
HUMANOS (Pré-codificado)
Atitude dos velhos frente à morte
ATITUDE FRENTE À MORTE *
IDOSO /psicol *
HUMANOS (Pré-codificado)
Especial atenção é dada ao grupo de idade de pessoas acima de 80 anos na forma do descritor IDOSO DE 80 ANOS OU MAIS. Quando este descritor é usado, como descritor Primário ou Secundário, os pré-codificados IDOSO e HUMANOS devem ser selecionados.
Um caso pouco comum de sarampo em um homem de 85 anos
SARAMPO *
IDOSO DE 80 ANOS OU MAIS
IDOSO (Pré-codificado)
HUMANOS (Pré-codificado)
MASCULINO (Pré-codificado)
RELATOS DE CASOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO]
(Ver regra 8.8.4 sobre ENVELHECIMENTO)
8.15.5
MÉDICOS deve ser usado quando o documento refere-se ao médico como pessoa, diferenciando-o de qualquer outro profissional, como personalidade, cidadão e membro da comunidade.
Este descritor não substitui a profissão médica em geral, nem o médico generalista e nem o especialista. O cardiologista é indexado por CARDIOLOGIA e não MÉDICOS; o clínico geral, por MEDICINA INTERNA (o que se conhece por medicina geral) e não MÉDICOS.
O médico do coração
CARDIOLOGIA *
A atitude do clínico geral frente aos computadores
MÉDICOS DE FAMÍLIA /psicol *
ATITUDE FRENTE AOS COMPUTADORES *
ATITUDE DO PESSOAL DE SAÚDE *
HUMANOS (Pré-codificado)
Diagnóstico de febre em clínica geral
FEBRE /diag *
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE*
HUMANOS (Pré-codificado)
O médico de indústria
MEDICINA DO TRABALHO *
Hábito de fumar do médico clínico
TABAGISMO *
MÉDICOS /psicol *
HUMANOS (Pré-codificado)
Adição a drogas entre os médicos
TRANSTORNOS RELACIONADOS AO USO DE SUBSTÂNCIAS *
INABILITAÇÃO DO MÉDICO *
HUMANOS (Pré-codificado)
8.15.6
HOMENS e MULHERES como descritores só são usados para documentos que os tratam como diferentes entidades sociais, culturais, políticas, econômicas e psicológicas. Para doenças em homens ou mulheres usar os pré-codificados MASCULINO ou FEMININO. Existem os descritores MÉDICOS e MÉDICAS, ODONTÓLOGOS e ODONTÓLOGAS, ENFERMEIROS e ENFERMEIRAS E ENFERMEIROS.
8.15.7
PACIENTES está restrito a pessoas enfermas sob tratamento, independente da sua doença. Usar este descritor quando o fato de ser enfermo sobressai à doença em si.
Livros e jogos para pacientes
PACIENTES *
LIVROS *
JOGOS E BRINQUEDOS *
HUMANOS (Pré-codificado)
Mas,
A personalidade do paciente canceroso
NEOPLASIAS /psicol *
PERSONALIDADE *
HUMANOS (Pré-codificado)
e não também PACIENTES
8.15.8
Para nascimentos múltiplos existem os descritores GÊMEOS, TRIGÊMEOS, etc., que devem ser usados com o descritor GRAVIDEZ MÚLTIPLA.
8.15.9
MILITARES inclui todo o pessoal uniformizado do Exército, Marinha, Aeronáutica, Guarda Costas e Marinheiros. Documentos sobre sua fisiologia, psicologia e doenças serão indexados sob MILITARES. Atuando sozinho se referirá ao Exército e não deve ser coordenado com MEDICINA MILITAR. Documentos sobre pessoal de outros serviços, não obstante, serão coordenados com MEDICINA NAVAL e MEDICINA AEROESPACIAL como descritor Secundário.
Estudos sobre mecanismos respiratórios em soldados
MILITARES *
MECÂNICA RESPIRATÓRIA *
HUMANOS (Pré-codificado)
MILITARES é usado também em relação a aspectos não médicos tal como o status econômico, pré-alistamento de oficiais, a bagagem educacional de pilotos aéreos, as preferências de leitura dos soldados, alojamentos e atenção obstétrica de suas mulheres e família.
Estilo de vida do pessoal militar e seus familiares
MILITARES /psicol *
FAMILIA /psicol *
ESTILO DE VIDA *
8.15.10
ESTUDANTES seria restrito a estudantes como tal, diferenciados dos professores ou os médicos ou o resto da população. Não usar ESTUDANTES ou ESTUDANTES DE MEDICINA como um substituto para EDUCAÇÃO ou EDUCAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA quando um documento mencionar estudantes ou estudantes médicos.
Não indexar sob ESTUDANTES documentos sobre colégios de crianças quando o autor usar “escolares” somente para assinalar uma faixa etária. Usar somente HUMANOS e os pré-codificados de idade e sexo.
8.15.11
DOCENTES e seus descritores específicos devem somente ser usados para os docentes como pessoas. Ver definição comparada entre os termos em 8.11.3.
8.15.12
O descritor GRUPOS DE POPULAÇÕES CONTINENTAIS deve ser diferenciado de GRUPOS ÉTNICOS. Se o documento refere‑se a características físicas, genéticas, medidas antropométricas, etc., de um grupo, o descritor correto será GRUPOS DE POPULAÇÕES CONTINENTAIS para documentos em geral ou um dos cinco descritores raciais do DeCS: GRUPO COM ANCESTRAIS DO CONTINENTE AFRICANO, GRUPO COM ANCESTRAIS NATIVOS DO CONTINENTE AMERICANO, GRUPO COM ANCESTRAIS DO CONTINENTE ASIÁTICO, GRUPO COM ANCESTRAIS DO CONTINENTE EUROPEU e GRUPO COM ANCESTRAIS OCEÂNICOS.
Se o documento refere‑se ao aspecto cultural, social, sociológico ou étnico de um povo ou grupo de pessoas, indexar por GRUPOS ÉTNICOS ou o grupo específico que aparece no DeCS: ÁRABES, POVOS INDÍGENAS, JUDEUS, AFRO-AMERICANOS, etc.
O indexador deve distinguir entre o físico e o genético (racial) e o social ou o sociológico (étnico).