Trata-se de um trabalho que relata um ensaio clínico que envolve pelo menos um tratamento teste e um tratamento controle, de início e seguimento simultâneos dos grupos teste e controle, e nos quais os tratamentos a serem administrados são selecionados por processo aleatório, como o uso de uma tabela de números aleatórios.
Deve-se indexar ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO ALEATÓRIO [Tipo de Publicação] para:
– Documentos que relatam os resultados de ensaios clínicos randomizados específicos. Exemplo:
· Cefpodoxime vs ciprofloxacina no tratamento de curta duração da cistite não complicada aguda: um estudo randomizado.
– Documentos que fornecem análises adicionais (secundárias, seguimento) de um estudo controlado randomizado específico quando a análise está relacionada à intervenção do estudo. Exemplo:
· A suplementação de vitamina A no nascimento pode estimular a resposta aos suplementos subsequentes de vitamina A em meninas. Seguimento de três anos de um estudo randomizado.
Deve-se indexar ENSAIOS CLÍNICOS CONTROLADO ALEATÓRIOS COMO ASSUNTO nos seguintes casos:
· Documentos sobre ensaios clínicos randomizados, incluindo revisões de literatura de ensaios publicados, exceto artigos sobre ensaios clínicos randomizados em animais veterinários (use ENSAIOS CLÍNICOS VETERINÁRIOS COMO ASSUNTO e DISTRIBUIÇÃO ALEATÓRIA).
· Análises secundárias que apenas usam pacientes que haviam participado de um estudo anterior, mas são estudadas por razões não relacionadas à intervenção do estudo original (os pesquisadores consideram esses pacientes uma população conveniente para estudar porque existem dados de base extensos para eles).
· Documentos que fornecem discussão substantiva de um estudo anterior ou quando parece importante transmitir o fato de que um ensaio clínico original foi realizado.
Exemplos:
· Farmacogenética em ensaios clínicos randomizados: considerações para o desenho do estudo.
· Sedação para adultos críticos com lesão cerebral traumática grave: uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados.
ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO ALEATÓRIO [Tipo de Publicação] é utilizado somente para humanos. Para ensaios clínicos randomizados conduzidos em animais veterinários utiliza-se ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO ALEATÓRIO VETERINÁRIO [Tipo de Publicação].