8.8.1

8.8.1

O descritor RADIAÇÃO e as radiações específicas aparecem na Categoria G como conceitos físicos. A maioria dos documentos trata mais dos efeitos das radiações e das radiações específicas do que da RADIAÇÃO em si.

Os EFEITOS DA RADIAÇÃO devem ser indexados pelo órgão, organismo, processo fisiológico ou psicológico ou pela substância afetada por radiação com o qualificador /efeitos da radiação, mas não indexar também por EFEITOS DA RADIAÇÃO. Deixar esse descritor para documentos mais gerais sobre os efeitos de radiação.

Não se deve coordenar rotineiramente RADIAÇÃO IONIZANTE e RADIAÇÃO NÃO‑IONIZANTE, e nem tentar identificar um raio como ionizante ou não‑ionizante, quando for usado o qualificador /efeitos da radiação. Esses descritores devem ser usados somente para documentos gerais ou quando o ponto principal do documento é a radiação ionizante ou não‑ionizante mas o raio específico não foi mencionado.

Se um tipo específico de raio é discutido no documento, indexar com o descritor específico  (RADIAÇÃO CÓSMICA, RAIOS ULTRAVIOLETA, etc), e também pelo objetivo do efeito (órgão, organismo, processo, etc.) com o qualificador /ef rad (como Primário).

O efeito da irradiação ultravioleta no estro de ratos.

RAIOS ULTRAVIOLETA *

ESTRO /ef rad *

ANIMAIS (Pré-codificado)

FEMININO (Pré-codificado)

RATOS (Pré-codificado)

 

Da mesma forma que RAIOS X, presume-se que /efeitos de radiação refira-se a raios X, a não ser  que seja especificado de outra forma no documento. Assim, não será necessário indexar RAIOS X, a menos que seja particularmente discutido.

O efeito da irradiação com raios X no fígado.

FÍGADO /ef rad *

(mas não também RAIOS X)

O descritor EFEITOS DE RADIAÇÃO deve ser usado para documentos sobre efeitos das radiações em geral. Não deve ser usado também para significar “irradiação corporal total” ou “radiação de corpo inteiro”. O descritor IRRADIAÇÃO CORPORAL TOTAL está disponível na Categoria E, mas esse tipo de irradiação normalmente aparece nos documentos como a técnica usada, mas o ponto principal do documento é o efeito da radiação e não o método. Nesses casos, indexar pelo órgão ou parte do corpo que foi alvo da irradiação com o qualificador /efeitos da radiação.

Os efeitos da radiação no homem: uma revisão.

EFEITOS DA RADIAÇÃO *

HUMANOS (Pré-codificado)

REVISÃO (Tipo de Publicação)

(Ver regra 9.9.23 sobre /efeitos da radiação).

Was this page helpful?