10/21 Estudo de avaliação

 

Nota técnica 10/2021

 

Versão PDF

Estudo de avaliação: orientações para indexação de acordo com a Metodologia LILACS

Objetivo: Orientar a análise e leitura técnica dos documentos para identificação do tipo de publicação Estudo de Avaliação de documentos em saúde.
Público-alvo: Indexadores que usam a metodologia LILACS e profissionais que atuam na elaboração das estratégias de busca em saúde.
Conteúdo: Metodológico Data de criação: outubro 2021

 

 

Definição

ESTUDO DE AVALIAÇÃO [Tipo de publicação]

Os estudos de avaliação são trabalhos que consistem em estudos que determinam a eficácia ou utilidade de processos, conjunto de funcionários e equipamentos.

Esses estudos têm o objetivo de realizar comparações entre duas uma ou mais alternativas para determinar qual é a mais adequada em diferentes perspectivas. São também estudos focados na determinação da efetividade de programas ou materiais.2

Os estudos de avaliação formam importante base para as tomadas de decisões por parte de gestores. Decisões essas que impactam diretamente no bem-estar de saúde e social de uma população. 

Considerando os cuidados em saúde, os aspectos que podem ser avaliados nesses estudos são:

– Efetividade – os benefícios de um cuidado em saúde medido pela melhoria em saúde

– Eficiência – relaciona os custos do cuidado em saúde com os resultados ou benefícios conseguidos

– Aceitabilidade – aceitabilidade ética, psicológica e social considerando a forma como as pessoas são tratadas com relação ao cuidado em saúde

– Equidade – a distribuição justa dos cuidados em saúde entre indivíduos ou grupos populacionais 

Os estudos de avaliação podem ser de abordagem retrospectiva ou prospectiva. Os estudos prospectivos possuem a vantagem de possuírem maior nível de evidência e qualidade, já que a coleta dos dados é planejada para responder uma questão específica.

O quadro abaixo fornece alguns exemplos de medições que podem ser usadas para cada aspecto da avaliação. Esses estudos podem medir processos, serviços, produtos, resultados e suas combinações.3

Estrutura (insumo) Processos Produtos Resultados
Tipo de medida -Custos

-Recursos humanos, equipamentos, edificações em saúde, leitos

-Cuidado do paciente

 -Estratégias, planos, políticas

-Percurso do paciente

-Atividade hospitalar

-Número de reclamações

-Mudanças na ocupação de leitos

-Tempo de internação

-Mortalidade

-Disfunções, medidas clínicas

-Incapacidades, capacidade funcional

-Aceitabilidade

-Medidas de resultados relatados pelo paciente

-Alta hospitalar

Exemplos de indicadores -Tempo de trabalho

-Gastos

-Registro do paciente, planos de tratamento, panfletos, práticas de prescrição

-Tempo de espera

-Leitos ocupados

-Número de pacientes em tratamento

-Número de reclamações

-Taxa de mortalidade

-Medidas de resultados relatados pelo paciente

-Taxas de emergência e readmissão hospitalar

Fonte: Adaptado de: HealthKnowledge. Study design for assessing effectiveness, efficiency and acceptability of services including measures of structure, process, service quality, and outcome of health care [Internet]. Buckinghamshire: HealthKnowledge; c2009 [cited 2021 Oct 28]. Available from: https://www.healthknowledge.org.uk/public-health-textbook/research-methods/1c-health-care-evaluation-health-care-assessment/study-design-assessing-effectiveness

 

Características dos estudos de avaliação

Jo SJ, Shin SH, Kim J, Lee S, Lee J. Evaluation of the clinical performance of a magnetic force-assisted electrochemical immunoassay for the detection of SARS-CoV-2 antigens. PLoS One. 20217;16(10):e0258394. doi: 10.1371/journal.pone.0258394.

 

 

 

Não se caracterizam estudos de avaliação

 

ESTUDOS DE AVALIAÇÃO COMO ASSUNTO [Descritor]

Trabalhos sobre estudos que determinam a efetividade ou o valor dos processos, pessoal e equipamento, ou o material na condução destes estudos.1 

O uso deste Descritor deve ser restrito a documentos que tratam da elaboração metodológica dos estudos de avaliação, sobre sua aplicação, avaliação, revisão, economia, etc. 

 

Exemplo do uso de ESTUDOS DE AVALIAÇÃO COMO ASSUNTO [Descritor].

 

Atente sempre para os descritores específicos de ESTUDOS DE AVALIAÇÃO COMO ASSUNTO [Descritor] presentes no DeCS. Muitos deles podem ser coordenados com ESTUDO DE AVALIAÇÃO [Tipo de publicação].

A indexação

A identificação dos estudos de avaliação não se dá somente pela presença do termo “estudo de avaliação” no título da publicação. Variados tipos de estudos utilizam esse mesmo termo, mas não se caracterizam estudos de avaliação. O estudo precisa, necessariamente, avaliar a efetividade ou utilidade de processos, pessoal ou equipamento. 

Não se deve indexar como ESTUDO DE AVALIAÇÃO [Tipo de Publicação] os estudos que discutam avaliação pré-clínica de drogas; para esses casos utiliza-se AVALIAÇÃO PRÉ-CLÍNICA DE MEDICAMENTOS [Descritor].

Exemplo de estudo que deve ser indexado com ESTUDO DE AVALIAÇÃO [Tipo de Publicação]:

  • Avaliação da capacidade de limpeza de instrumentação rotatória em canais radiculares de dentes extraídos

Exemplo de estudo que não deve ser indexado com ESTUDO DE AVALIAÇÃO [Tipo de Publicação]:

  • Avaliação de cálcio e magnésio em amostras de couro cabeludo em populações que ingerem diferentes tipos de água potável: risco para cálculos renais

Pontos a serem considerados na análise e indexação do documento:

– Verifique a presença do termo “estudo de avaliação” no documento;

– Procure no título e no objetivo por palavras como “efetividade”, “eficácia”, “eficiência“, “desempenho”, etc.;

– Identifique se tratar de avaliação de processos, equipamento, materiais, recursos humanos;

– Observe na discussão e nas conclusões a presença de informações considerando a viabilidade e desempenho aceitável dos processos, equipamentos, materiais ou recursos avaliados.

 

Descritores relacionados 

ESTUDO COMPARATIVO [Tipo de Publicação]

Comparação de efeitos, resultados, respostas, etc. para técnicas diferentes, abordagens terapêuticas ou outras entradas.

Indexar quando o assunto principal do estudo for a avaliação por comparação de duas ou mais variáveis, como diferentes drogas, vias de administração, métodos de tratamento, organismos, etc.  É usado somente quando a abordagem comparativa está presente claramente no título ou no objetivo do estudo.

 

AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE SAÚDE [Descritor]

  1. Avaliação de Programas: Estudos projetados para avaliar a eficácia de programas. Incluem a avaliação de custo-eficácia e do alcance ou impacto dos objetivos cumpridos. 2. Avaliação de Programas e Projetos de Saúde: Processo cuja finalidade é a determinação sistemática e objetiva da relevância, efetividade e impacto de políticas públicas, programas e projetos de saúde. O objetivo da avaliação é o de aperfeiçoar os programas e projetos, no sentido de orientar a distribuição de recursos humanos e financeiros.

 

AVALIAÇÃO DE PROCESSOS E RESULTADOS EM CUIDADOS DE SAÚDE [Descritor]

Procedimentos de avaliação que focam tanto o resultado ou estado (AVALIAÇÃO DE RESULTADO (CUIDADOS DE SAÚDE)) do paciente no final de uma etapa de tratamento – presença de sintomas, nível de atividade e mortalidade, quanto o processo (AVALIAÇÃO DO PROCESSO (CUIDADOS DE SAÚDE)) – o que é feito para o paciente do ponto de vista diagnóstico e terapêutico.

 

ESTUDOS DE VIABILIDADE [Descritor]

Estudos para determinar as vantagens ou desvantagens, praticabilidade ou capacidade de executar um plano projetado, um estudo ou um projeto.

 

Exemplo de indexação de documento

Cortés Rubio JA, Costa Zamora MP, Canals Aracil M, Pulgar Feio M, Mata Martínez A, Carrasco Munera A. Evaluación de la prueba diagnóstica de detección rápida de antígeno de covid-19 (Panbio Covid rapid test) en atención primaria. Semergen. 2021:S1138-3593(21)00175-1. http://dx.doi.org/10.1016/j.semerg.2021.06.001

 

 

Referências

1 –  BIREME. Biblioteca Virtual em Saúde. Manual de Indexação de Documentos para a Base de Dados LILACS (2021) [Internet]. São Paulo: BIREME; 2021 [cited 2021 Oct 31]. Available from: https://lilacs.bvsalud.org/metodologia-lilacs/manual-de-indexacao-de-documentos-para-a-base-de-dados-lilacs/

2 – Reinking D, Alvermann D. What are evaluation studies, and should they be published in RRQ? Reading Research Quarterly. 2005;40(2):142-6. Available from: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1598/RRQ.40.2.13 – https://www.healthknowledge.org.uk/public-health-textbook/research-methods/1c-health-care-evaluation-health-care-assessment/study-design-assessing-effectiveness

3 – HealthKnowledge. Study design for assessing effectiveness, efficiency and acceptability of services including measures of structure, process, service quality, and outcome of health care [Internet]. Buckinghamshire: HealthKnowledge; c2009 [cited 2021 Oct 28]. Available from: https://www.healthknowledge.org.uk/public-health-textbook/research-methods/1c-health-care-evaluation-health-care-assessment/study-design-assessing-effectiveness

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Was this page helpful?