8.17.6 SP (Ciências da Nutrição)

8.17.6

A nutrição adequada é uma necessidade humana básica e uma condição indispensável à saúde. As necessidades básicas compreendem dois elementos. Em primeiro lugar, certas exigências mínimas de consumo das famílias, que compreendem alimentos, alojamento, roupas adequadas, assim como certos equipamentos caseiros e móveis. Em segundo lugar, inclui serviços essenciais como água potável, serviços de saneamento, transportes públicos e serviços de saúde e educação. A promoção de uma nutrição apropriada é um dos elementos essenciais dos cuidados primários de saúde.Nesta subcategoria aparecem vários descritores específicos de nutrição, dieta e alimentação. Nutrição é termo alternativo de CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO e alimentação é termo alternativo de DIETA.

8.17.6.1

Na SP6 aparecem algumas doenças que fazem parte das DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS. Com todos estes descritores, por representarem doenças, deve-se utilizar os qualificadores permitidos na Categoria C. Ex. DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A, DEFICIÊNCIA DE ÁCIDO FÓLICO, DESNUTRIÇÃO PROTEICO-CALÓRICA.

8.17.6.2

Para a Saúde Pública a DESNUTRIÇÃO PROTEICO-CALÓRICA é um dos maiores problemas existentes nos países em desenvolvimento. Na literatura este conceito encontra-se expressado em diferentes formas: desnutrição, deficiências protéico-energéticas. Este conceito obedece ao insuficiente consumo de alimentos e/ou uma doença.

Interação alimentação-infecção na gênese de desnutrição infantil: papel do leite materno.

DESNUTRIÇÃO PROTÉICO CALÓRICA *

LEITE MATERNO *

8.17.6.3

Por VIGILÂNCIA  ALIMENTAR E  NUTRICIONAL entende-se estar atento à nutrição a fim de tomar decisões que permitam melhorar a nutrição das populações (definição da FAO/UNICEF/OMS). O estado nutricional da população desempenha um papel importante na programação, na planificação e na elaboração de políticas para os cuidados primários de saúde. Os objetivos em matéria de saúde e de nutrição consideram-se intercambiáveis. Os indicadores de resultado do ponto de vista nutricional, tal como se utiliza na VIGILÂNCIA ALIMENTAR E  NUTRICIONAL são basicamente os mesmos que se usa para definir o resultado do ponto de vista da saúde. Na VIGILÂNCIA ALIMENTAR E  NUTRICIONAL os indicadores mais comuns são: estado nutricional das crianças em idade escolar; taxas de mortalidade de lactentes e de crianças; prevalência de baixo peso ao nascer; estatura das crianças ao ingressar na escola.

Programa de vigilância epidemiológica nutricional em população de 0 a 5 anos.

VIGILÂNCIA ALIMENTAR E  NUTRICIONAL *

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE *

HUMANOS (Pré-codificado)

RECÉM-NASCIDO (Pré-codificado)

LACTENTE (Pré-codificado)

PRÉ-ESCOLAR (Pré-codificado)

Vigilância alimentar nutricional: onde estaremos 10 anos mais tarde?

VIGILÂNCIA ALIMENTAR E  NUTRICIONAL *

ESTADO NUTRICIONAL *

PREVISÕES *

8.17.6.4

Entende-se por POLÍTICA NUTRICIONAL uma série de medidas que incluem explicitamente os objetivos em matéria de nutrição para a melhoria desta. Da política de desenvolvimento e de saúde depende que se alcance ou não os objetivos em matéria de nutrição.

Bases para uma política alimentar de emergência.

POLÍTICA NUTRICIONAL *

ALIMENTAÇÃO DE EMERGÊNCIA *

8.17.6.5

Deve-se diferenciar PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO e PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO APLICADA. Os primeiros referem-se ao planejamento de atividades na área de nutrição e alimentação voltadas para a comunidade. Podem ser educacionais, de suplementação alimentar, de combate à fome ou para suprir alguma carência de nutrientes. Os PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO APLICADA  são programas realizados com assistência da FAO, OMS e UNICEF, envolvendo questões como educação nutricional, melhoria da produção e conservação de alimentos e suplementação alimentar de grupos vulneráveis.

Programas de educação nutricional: projeto de abordagem da Organização Mundial da Saúde nas Américas

PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO APLICADA *

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL *

AMÉRICA

Resultados dos programas governamentais de alimentação e nutrição no México.

PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO *

PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS *

MÉXICO

8.17.6.6

Existe nesta subcategoria o descritor NUTRIÇÃO DOS GRUPOS VULNERÁVEIS. Assim como GRUPOS DE RISCO refere-se a grupos expostos a determinados riscos (ver 8.17.1.5), NUTRIÇÃO DOS GRUPOS VULNERÁVEIS está dirigido a um setor da população propensa a desenvolver distúrbios nutricionais. Estes podem ser: crianças em período de crescimento, mulher grávida, idosos, entre outros. 

Avaliação do impacto de alimentos fortificados a gestantes no controle de baixo peso ao nascer no Município de São Paulo.

ALIMENTOS FORTIFICADOS *

NUTRIÇÃO DOS GRUPOS VULNERÁVEIS *

RECÉM NASCIDO DE BAIXO PESO

BRASIL

HUMANOS (Pré-codificado)

FEMININO (Pré-codificado)

GRAVIDEZ (Pré-codificado)

RECÉM-NASCIDO (Pré-codificado)

MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (Campo “Região Não DeCS”)

Was this page helpful?