8.17.2 SP2 (Atenção à Saùde)

8.17.2

De acordo com a OMS, “Cuidados de saúde” define-se como promoção da saúde, prevenção da doença em todo nível, diagnóstico precoce, tratamento da doença e reabilitação dos pacientes.

8.17.2.1

O conceito de assistência à saúde, que é muito amplo, pode confundir o indexador com outros dois conceitos existentes: CUIDADOS MÉDICOS e ASSISTÊNCIA MÉDICA. O primeiro é um programa de serviços que coloca à disposição de indivíduos e, portanto, da comunidade, os recursos médicos e afins necessários para promover e manter a saúde mental e física. O segundo conceito consiste na assistência financeira outorgada a indivíduos que recebem assistência médica.

Assistência médica no Brasil durante um período de recessão econômica (inclui INAMPS).

ASSISTÊNCIA MÉDICA *

INAMPS (Instituição como Tema)

BRASIL

8.17.2.2

Existe na SP2 o descritor PROMOÇÃO DA SAÚDE que pode ser confundido com EDUCAÇÃO EM SAÚDE . Usar EDUCAÇÃO EM SAÚDE para desenvolver nas pessoas um sentido de responsabilidade para com a saúde, tanto individual como coletivamente.  O outro descritor, PROMOÇÃO DA SAÚDE, é um conceito em plena evolução que abrange a promoção dos estilos de vida e de outros fatores sociais, econômicos, ambientais e pessoais que favorecem a saúde. Alguns exemplos deste último seriam: estimular a dieta; exercícios apropriados e horas de sono suficientes; prover a população de habitações adequadas e de instalações de água potável e saneamento, entre outros.

Educação em saúde no ensino no ensino médio.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE *

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO *

Participação da comunidade em cuidados primários de saúde.

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE *

PROMOÇÃO DA SAÚDE *

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE *

8.17.2.3

O descritor PESQUISA SOBRE SERVIÇOS DE SAÚDE trata do componente de serviços de saúde dentro de um conjunto do sistema sanitário. Inclui as pesquisas voltadas para determinar quais são os métodos, procedimentos, técnicas e equipamentos que são cientificamente válidos e que respondem às necessidades locais.

A pesquisa sobre a qualidade da assistência médica.

QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE *

PESQUISA SOBRE SERVIÇOS DE SAÚDE *

8.17.2.4

Não confundir os descritores PREVIDÊNCIA SOCIAL e SEGURO SAÚDE. O primeiro, PREVIDÊNCIA SOCIAL, é difícil de definir porque seu significado tem mudado através dos anos. Em seu sentido mais amplo tem uma conotação de proteção social completa contra uma variedade de riscos, tal como a incapacidade de trabalhar como resultado de uma condição mórbida que impeça de receber salário, desemprego, velhice, incapacidade ou morte daquele que sustenta a família, etc. A PREVIDÊNCIA SOCIAL significa certos benefícios como um direito protegido por lei. O segundo descritor, SEGURO SAÚDE, está dedicado somente a benefícios relacionados com a saúde. Pode ser privado (voluntário) ou público (obrigatório para toda a população ou para certas categorias). Proporciona cobertura de assistência médica, cirúrgica ou hospitalar.

O papel do Ministério da Previdência e Assistência Social em cuidados primários de saúde.

PREVIDÊNCIA SOCIAL *

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE *

Seguro saúde no Brasil: tendências de consumo

SEGURO SAÚDE/tend *

BRASIL

8.17.2.5

Na SP2 aparece o descritor SERVIÇOS LABORATORIAIS DE SAÚDE PÚBLICA. Em termos gerais os laboratórios médicos podem dividir-se em dois grupos: laboratórios hospitalares, cuja incumbência são as provas, destinadas a estabelecer o diagnóstico, o prognóstico e a resposta ao tratamento da doença em determinados indivíduos; e SERVIÇOS LABORATORIAIS DE SAÚDE PÚBLICA que se ocupam de estudar a origem e a propagação das doenças na comunidade, e da luta contra as mesmas. Os membros do pessoal hospitalar se interessam pelo laboratório como instrumento de diagnóstico, enquanto o pessoal de saúde pública se interessa por ele como meio de medir a saúde da comunidade. Portanto, cada vez que a literatura referir-se ao primeiro, indexar em LABORATÓRIOS.

Curso de laboratório para estudantes e profissionais não médicos.

LABORATÓRIOS *

PESSOAL TÉCNICO DE SAÚDE /educ *

Levantamento sobre laboratórios de instituições de saúde oficiais, provinciais e municipais da Província de Buenos Aires.

SERVIÇOS LABORATORIAIS DE SAÚDE PÚBLICA *

PROVÍNCIA DE BUENOS AIRES (Campo “Região Não DeCS”)

ARGENTINA

(Observação da OPAS em relação a este tema: Um laboratório que se dedica somente a atividades de saúde pública tende a orientar-se ao conceito de doença como uma manifestação da vida da comunidade, em contraposição ao laboratório hospitalar que se concentra no paciente individual. Todavia, existem muitos pontos nos quais se fundem o interesse e as funções dos laboratórios de saúde pública e dos hospitais. A profilaxia das doenças infecciosas na comunidade por meio da imunização, a inspeção da água e dos alimentos, e a supervisão da saúde da comunidade são os meios pelos quais o laboratório de saúde pública diminui o número de pessoas que podem converter-se em pacientes hospitalares. Por outro lado, quando os laboratórios hospitalares se encarregam de pacientes admitidos por afecções pulmonares provocadas por intensa contaminação da atmosfera, de doentes com intoxicação visceral causadas por processos industriais, de afecções causadas por intoxicação alimentar e tantas outras, estão se estendendo assim a campos onde se superpõem com as funções dos laboratórios de saúde pública).

8.17.2.6

A chave para alcançar a meta de “saúde para todos” é, na opinião da Conferência de Alma Ata, a ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Na literatura encontra-se muito material bibliográfico que trata deste tema que se refere à assistência sanitária essencial posta ao alcance da comunidade. No mínimo, a ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE deve incluir a educação da comunidade sobre os principais problemas de saúde predominantes e sobre os métodos de prevenção e controle correspondentes; a promoção de provisões de alimentos e de uma nutrição apropriada; um abastecimento adequado de água potável e saneamento básico; a assistência materno-infantil que inclui planejamento familiar; a prevenção e luta contra doenças endêmicas locais; a imunização contra as principais doenças infecciosas; o tratamento apropriado das doenças; e a administração de medicamentos essenciais.

8.17.2.7

Entre os diferentes descritores sobre SAÚDE que se encontram na SP2 existe um sobre SAÚDE MATERNO-INFANTIL que pode causar problemas para o indexador, posto que os autores utilizam diversas formas que expressam este conceito, como: “cuidados materno-infantis”, “assistência materno-infantil”; em termos de assistência à mãe e à criança fala-se de “programas materno-infantis” e “serviços materno-infantis”. Este descritor está muito ligado a ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE da SP2. Ao definir-se SAÚDE MATERNO-INFANTIL como uma estratégia para aplicar os conteúdos da saúde pública sobre o grupo constituído pelas crianças e as mulheres em idade fértil e aceitar-se que o preventivo nesse grupo reveste grande prioridade, esta disciplina encontrará nos cuidados primários de saúde o marco ideal para desenvolver esses conteúdos em forma harmônica.

A assistência materno-infantil como instrumento básico de cuidados médicos às populações em desenvolvimento.

SAÚDE MATERNO-INFANTIL *

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE *

Was this page helpful?