8.8.2

O descritor LESÕES POR RADIAÇÂO é usado para qualquer efeito nocivo da exposição à radiação no homem ou nos animais, e é quase sempre indexado como descritor Primário.

O descritor LESÕES EXPERIMENTAIS POR RADIAÇÃO é usado para documentos sobre efeitos conhecidamente danosos das radiações administradas a animais cordados com o propósito de aplicar a pesquisa aos problemas de lesões por radiação no homem e animais domésticos.

Não deve ser usado para documentos que envolvem animais de laboratório quando o objetivo do estudo é o efeito da radiação mesmo que o efeito tenha sido nocivo. Portanto, documentos sobre o efeito da radiação não são necessariamente sobre LESÕES EXPERIMENTAIS POR RADIAÇÃO. Este descritor também é quase sempre indexado como Primário.

Se o efeito ocorrer em vários órgãos do corpo do animal é melhor indexar pelos órgãos com o qualificador /efeitos da radiação.

Não se deve usar o descritor LESÕES EXPERIMENTAIS POR RADIAÇÃO para documentos sobre efeitos letais ou sub‑letais em bactérias, vírus e outros microorganismos ou em formas de vida inferiores. A indexação correta nesse caso é pelo organismo com /efeitos da radiação.

(Ver regra 9.9.23 sobre /efeitos da radiação).

Was this page helpful?