8.8.5

O descritor GRAVIDEZ merece atenção especial por sua importância na cadeia da vida. Na regra 5.4, sobre o descritor pré-codificado GRAVIDEZ, é discutido o uso desse conceito como descritor ou descritor pré-codificado, com vários exemplos.

Indexar artigos sobre gravidez normal humana por GRAVIDEZ (descritor Primário). Se o descritor GRAVIDEZ ou algum específico da Categoria G8 for usado, deve‑se assinalar também os descritores pré-codificados ­GRAVIDEZ, FEMININO e HUMANOS, ou ANIMAIS, quando indexado PRENHEZ. Existem, no entanto, algumas exceções a essa regra.

Por exemplo, um documento estatístico sobre a incidência da síndrome de Down em crianças em relação à idade da mãe na época da gravidez (onde não figuram mulheres grávidas), será indexado por SÍNDROME DE DOWN /epidemiol *, IDADE MATERNA *, INCIDÊNCIA e os descritores pré-codificados HUMANOS, FEMININO, mas não também GRAVIDEZ. Mas, um documento sobre a primigesta idosa será indexada por IDADE MATERNA * com os descritores pré-codificados ­HUMANOS, FEMININO, GRAVIDEZ e a idade, se especificada.

Indexar documentos sobre gravidez normal em adolescentes por GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA (Primário). Acrescentar, também, os pré-codificados GRAVIDEZ, HUMANOS, FEMININO e ADOLESCENTE para este termo quando Primário.

Indexar documentos sobre gravidez normal em animais por PRENHEZ (descritor Primário) e acrescentar os pré-codificados GRAVIDEZ, FEMININO e ANIMAIS.

Nem todos os documentos sobre gravidez serão indexados com o pré-codificado GRAVIDEZ. Um documento sobre a idade materna sem envolver mulheres atualmente grávidas não necessita ser indexada com esse pré-codificado.

Gravidez patológica ou anormal, que muitas vezes se referem a gravidez complicada, é indexada como COMPLICAÇÕES NA GRAVIDEZ ou seus específicos na hierarquia.

Documentos sobre PARIDADE também podem não incluir mulheres grávidas. Esses documentos normalmente enfatizam aspectos estatísticos, sociais, econômicos, etc., e não a gravidez fisiológica.

Documentos sobre GÊMEOS, TRIGÊMEOS, QUADRIGÊMEOS e QUÍNTUPLOS também podem discutir esses nascimentos múltiplos sem referir‑se à mãe grávida. Esses descritores referem‑se às pessoas em si e não à gravidez múltipla. Sob o ponto de vista materno, a gravidez de gêmeos seria indexada por GRAVIDEZ MÚLTIPLA e GÊMEOS.

Da mesma forma, um documento sobre TAMANHO DA NINHADA pode discutir somente a ninhada sem discutir o animal prenhe. E estudos embriológicos em que os embriões são coletados de animais prenhes experimentais não necessitam ser indexados com o pré-codificado GRAVIDEZ.

Was this page helpful?