3.16 Guia de Prática Clínica [Tipo de Publicação]

 

Trata-se de um trabalho que consiste em um conjunto de orientações ou princípios para auxiliar o profissional da saúde nas decisões relacionadas com o tratamento do paciente, ou seja, diagnóstico adequado, terapêutica ou outros procedimentos clínicos para uma determinada condição clínica. Os guias de prática clínica podem ser desenvolvidos por agências governamentais em qualquer nível, instituições, organizações, como sociedades profissionais ou juntas governamentais ou por reunião de especialistas para discussão. Podem servir de base para a avaliação da qualidade e eficiência do tratamento em relação à melhora do estado de saúde, menor variação dos serviços ou procedimentos realizados e redução da variação nos resultados da assistência à saúde prestada.

GUIA DE PRÁTICA CLÍNICA [Tipo de Publicação] é um tipo mais específico de GUIA [Tipo de Publicação]. As políticas descritas para o Tipo de Publicação GUIA também se aplicam a GUIA DE PRÁTICA CLÍNICA [Tipo de Publicação]

Indexar GUIA DE PRÁTICA CLÍNICA [Tipo de Publicação] ao invés de GUIA [Tipo de Publicação] quando o assunto do documento é sobre a prática da medicina clínica e é relevante para o trabalho dos profissionais de saúde na tomada de decisões sobre cuidados com o paciente.

Deve ser indexado também em documentos rotulados como declarações de posição quando eles contiverem diretrizes específicas. Considerar, porém, a indexação de GUIAS DE PRÁTICA CLÍNICA COMO ASSUNTO, e como descritor secundário, quando o tipo de publicação não for permitido, porque não há organização patrocinadora.

Was this page helpful?