8.3.36

Indexar anormalidades congênitas com termos da Categoria C16, dedicada especialmente a anormalidades e outras doenças dos recém‑nascidos. Esses estão subdivididos em dois grupos: termos pré-coordenados anormalidades‑órgão (por ex., ANORMALIDADES DA BOCA, ANOMALIAS DOS VASOS CORONÁRIOS) e anormalidades específicas (FISSURA PALATINA, DISRAFISMO ESPINHAL). Não indexar também por DOENÇAS DO RECÉM‑NASCIDO.

Quando não existir descritor específico no vocabulário para a anormalidade, indexar pelo órgão com o qualificador /anorm. Se o documento requer um qualificador que não pode ser usado para o órgão ou área, o termo ANORMALIDADES CONGÊNITAS ou um específico pode ser indexado com o qualificador desejado.

ANORMALIDADES MÚLTIPLAS deverá ser indexada quando o documento discutir a existência de mais de uma anormalidade em um paciente. Não usar rotineiramente o qualificador /complicações para cada anormalidade; a adição do termo ANORMALIDADES MÚLTIPLAS indica que as anormalidades coexistem, portanto, somente os qualificadores necessários para cobrir o assunto do documento precisam ser indexados.

Cirurgia da atresia esofágica e anomalias intestinais em uma criança com uma deformidade cardíaca demonstrada radiograficamente.

ATRESIA ESOFÁGICA /cirurg *

INTESTINOS /cirurg * /anorm *

ANORMALIDADES MÚLTIPLAS /cirurg *

CARDIOPATIAS CONGÊNITAS /diag imagem *

Alguns grupos recorrentes de anormalidades múltiplas foram chamados de SÍNDROME. Quando indexar um documento sobre tal grupo chamado de síndrome pelo autor, usar o termo para a síndrome se constar no DeCS e não acrescentar ANORMALIDADES MÚLTIPLAS se o termo estiver abaixo dele na hierarquia. Se não existir nenhum termo no DeCS para a síndrome, indexar as anormalidades e acrescentar tanto SÍNDROME (descritor Secundário) e ANORMALIDADES MÚLTIPLAS (descritor Primário), já que há muitas síndromes que não contêm anormalidades, e muitos grupos de anormalidades que não foram designadas como síndromes.

As anormalidades induzidas por drogas ou compostos químicos devem ser indexadas pela anormalidade com o qualificador /induzido quimicamente e pela droga ou composto químico com o qualificador /efeitos adversos e pelo descritor ANORMALIDADES INDUZIDAS POR DROGAS.

Fissura palatina devido a terapia anticonvulsiva durante a gravidez.

ANTICONVULSIVANTES /ef adv *

FISSURA PALATINA /ind quim *

ANORMALIDADES INDUZIDAS POR MEDICAMENTOS *

EPILEPSIA /trat farm *

COMPLICAÇÕES NA GRAVIDEZ /trat farm *

ANORMALIDADES INDUZIDAS POR RADIAÇÃO são anormalidades em descendentes causadas por irradiação pré-natal. Indexar a anormalidade induzida por radiação usando o termo para a anormalidade com o qualificador /etiologia, o tipo específico da radiação com o qualificador /efeitos adversos (se permitido), e ANORMALIDADES INDUZIDAS POR RADIAÇÃO.

Microcefalia causada pela radiação de fundo.

MICROCEFALIA /etiol *

RADIAÇÃO DE FUNDO /ef adv *

ANORMALIDADES INDUZIDAS POR RADIAÇÃO *

Não se deve confundir anormalidades com doenças congênitas. Pela definição do DeCS, todas as anormalidades são congênitas mas nem todas as doenças congênitas são anormalidades. Analisando os termos da Categoria C16 que contém a palavra “congênito”, mas que estão sob ANORMALIDADES na hierarquia, vemos que esses realmente se referem a anormalidades morfológicas ou estruturais. Por outro lado, os termos com “congênito” sob a hierarquia de DOENÇAS DO RECÉM‑NASCIDO não são “anormalidades” embora estivessem presentes no nascimento (por ex., sífilis congênita).

(Ver regra sobre /anormalidades).
(Ver nota técnica relacionada NT.109)

Was this page helpful?