9.9.15 /deficiência

(Ver Lista de Qualificadores)

Usado com substâncias endógenas e exógenas que estão ausentes ou em quantidade reduzida em relação aos requisitos normais de um organismo ou sistema biológico.

O seu uso é relativo aos compostos que são normalmente requeridos pelo corpo, ou necessidade normal. O qualificador /defic é permitido somente com conceitos como nutrientes, aminoácidos, enzimas e vitaminas. Por exemplo, não se indexa um documento sobre um paciente resistente aos efeitos analgésicos da aspirina devido a uma dose inadequada com ASPIRINA /defic

Observar que há no DeCS vários descritores pré-coordenados com deficiência para doenças deficitárias como: DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A, DEFICIÊNCIA DE POTÁSSIO, etc. O indexador deve verificar antes de indexar com /defic se existe um descritor específico.

Excreção de uréia na deficiência de aminoácidos essenciais.

URÉIA /urina *

AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS /defic *

Deficiência de piruvato quinase na anemia hemolítica.

PIRUVATO QUINASE /defic *

ANEMIA HEMOLÍTICA /enzimol *

Mas:

Efeito da deficiência de proteína no metabolismo de varfarina.

DEFICIÊNCIA DE PROTEÍNA /metab *

VARFARINA /metab *

Apesar da definição do DeCS referir-se somente às necessidades normais de um organismo, restringir seu uso a organismos superiores. Não usá-lo para documentos sobre cultura de microorganismos em meio “deficiente”. Usar /fisiol ou /metab para o composto “deficiente”.

Crescimento de Salmonella em meio deficiente de leucina
(O autor estuda o papel da leucina no crescimento da Salmonella omitindo-a do meio de cultura para ver a parada no crescimento)

SALMONELLA /cresc *

LEUCINA /fisiol *

MEIOS DE CULTURA

(Não LEUCINA /defic *)

Para mais informações sobre o uso de /defic e várias DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS ver seção 8.3.43.

Was this page helpful?