9.9.13 /congênito

(Ver Lista de Qualificadores)

Usado com doenças para indicar condições existentes no nascimento ou comumente antes do nascimento.

Exclui anormalidades morfológicas e traumatismos do nascimento para os quais os qualificadores /anorm e /les são usados.

Não confundir o qualificador /congen com /anorm ou /genet.

O qualificador /congen significa “existente no nascimento”, não significa anormalidade estrutural (indexada no órgão /anorm *) ou condição familiar ou hereditária (indexada como doença /genet *). Por exemplo, a criança pode nascer com hepatite (HEPATITE /congen *) mas a hepatite não tem necessariamente relação com a estrutura do fígado e pode não ter afetado nenhum outro membro da mesma família.

Normalmente o autor usa o termo congênito nos documentos onde o qualificador é apropriado. Quando uma doença não é detectada no nascimento, mas num período pequeno após o nascimento /congen deve ser usado (como, por exemplo, em caso de tumor).

Não acrescentar o pré-codificado RECÉM-NASCIDO para toda doença congênita, a não ser que seja discutido, pois frequentemente condições relativas a doenças congênitas só chamam a atenção dos médicos muito tempo depois do período neonatal. Por outro lado, nem toda doença de recém-nascido é necessariamente congênita: pode ser adquirida vários dias após o nascimento (por exemplo, infecções hospitalares).

Não usar o qualificador /congen para doenças que por definição são congênitas, como ATRESIA INTESTINAL, EPISPADIA ou que são conhecidamente doenças dos recém-nascidos, como: HIDROCEFALIA, ICTERÍCIA NEONATAL. Observar atentamente as anotações do DeCS alertando seu uso. Geralmente descritores da Categoria C16 (DOENÇAS E ANORMALIDADES CONGÊNITAS, HEREDITÁRIAS E NEONATAIS) não permitem o qualificador /congen.

 

Surdez congênita.

SURDEZ /congen *

Teratoma em recém-nascido de uma semana.

TERATOMA /congen *

RELATOS DE CASOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

HUMANOS (Pré-codificado)

RECÉM-NASCIDO (Pré-codificado)

Refluxo vesico-ureteral num recém-nascido causado por valvas uretrais.

REFLUXO VESICOURETERAL /congen *

URETRA /anorm *

RELATOS DE CASOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO]

HUMANOS (Pré-codificado)

RECÉM-NASCIDO (Pré-codificado)

Mas:

Rim hipoplástico congênito.

RIM /anorm *

(Não NEFROPATIAS /congen)

Doenças renais hereditárias.

NEFROPATIAS /genet *

Transmissão hospitalar de listeriose em neonatos.

INFECÇÃO HOSPITALAR /transm * (e não /congen)

LISTERIOSE /transm * (e não /congen)

HUMANOS (Pré-codificado)

RECÉM-NASCIDO (Pré-codificado)

(Ver seção 9.9.6 sobre /anormalidades).

Was this page helpful?