9.9.43 /irrigação sanguínea

(Ver Lista de Qualificadores)

Usado para sistemas arterial, capilar e venoso de um órgão ou região sempre que não exista o descritor específico para o vaso. Inclui fluxo sanguíneo através de um órgão.

Ao indexar um órgão com o qualificador /irrig * deve-se coordenar o descritor com o tipo de irrigação sanguínea: ARTÉRIAS, VEIAS, CAPILARES, MICROCIRCULAÇÃO, FLUXO SANGUÍNEO REGIONAL, etc. Fazer esta coordenação como Secundário, se pertinente.

Vascularização do rim.

RIM /irrig *

Cirurgia da artéria testicular.

TESTÍCULO /irrig * /cirug

ARTÉRIAS /cirurg *

(e não AORTA ABDOMINAL /cirurg * embora a artéria testicular comece na aorta abdominal)

O qualificador /irrig é usado como coordenação para FLUXO SANGUÍNEO REGIONAL para estudos do processo de circulação dentro de um órgão. Entretanto, existem vários descritores pré-coordenados de circulação no DeCS e o indexador precisa confirmar se já existe o descritor de circulação específico, antes de indexar o órgão /irrig *.

Os descritores pré-coordenados de circulação devem ser usados somente para documentos sobre o processo de circulação; documentos sobre anatomia dos vasos sanguíneos dentro de um órgão devem ser indexados pelo órgão /irrig *.

Microcirculação do estômago.

ESTÔMAGO /irrig *

MICROCIRCULAÇÃO

Circulação renal.

CIRCULAÇÃO RENAL *

Ultraestrutura de capilares no fígado.

FÍGADO /irrig *

CAPILARES /ultraest

(e não CIRCULAÇÃO HEPÁTICA)

O qualificador /irrig é permitido também com descritores da Categoria C4 (NEOPLASIAS). Usá-lo tanto para o local como para o tipo histológico.

Vascularização de leiomiomas uterinos.

NEOPLASIAS UTERINAS /irrig *

LEIOMIOMA /irrig *

Ver também seções 8.1.1 a 8.1.4.

Was this page helpful?