8.4.21

Não confundir METÁSTASE NEOPLÁSICA com RECIDIVA LOCAL DE NEOPLASIA, NEOPLASIAS PRIMÁRIAS MÚLTIPLAS, SEGUNDA NEOPLASIA PRIMÁRIA, NEOPLASIAS PRIMÁRIAS DESCONHECIDAS ou NEOPLASIA RESIDUAL:

  • METÁSTASE NEOPLÁSICA refere‑se a um tipo histológico específico que aparece em um local e a seguir em outros próximos ao câncer primário ou distante seja em tempo ou local.
  • RECIDIVA LOCAL DE NEOPLASIA refere‑se a uma neoplasia que aparece no mesmo local e do mesmo tipo histológico. Se uma neoplasia aparecer num mesmo local onde já foi extraída ou tratada anteriormente outra neoplasia, o tipo histológico deverá ser determinado através de exame. Se for do mesmo tipo histológico, deverá ser indexada como RECIDIVA LOCAL DE NEOPLASIA.
  • NEOPLASIAS PRIMÁRIAS MÚLTIPLAS refere‑se a dois ou mais tumores diferentes histologicamente num mesmo órgão ou tumores histologicamente diferentes em dois ou mais órgãos ou o mesmo tumor histológico em dois órgãos diferentes não metastático. Com este descritor o elemento tempo não é considerado.
  • SEGUNDA NEOPLASIA PRIMÁRIA é usado para indexar uma neoplasia que surge depois de outra e não é uma metástase ou recorrência dela. Embora o conceito não seja restrito às neoplasias induzidas por tratamento, muitas são relacionadas ao tratamento de uma neoplasia inicial, então os termos “Neoplasias associadas a terapia” e “Neoplasias relacionadas a tratamento” estão disponíveis como sinônimos (termos não permitidos). Se a segunda neoplasia é causada pelo tratamento por radiação anterior, acrescentar NEOPLASIAS INDUZIDAS POR RADIAÇÃO ou LEUCEMIA INDUZIDA POR RADIAÇÃO.
  • NEOPLASIAS PRIMÁRIAS DESCONHECIDAS é usado para indexar documentos sobre neoplasias que, pelas suas histologias, podem ser determinadas metástases, mas cujo local primário é desconhecido. Indexar este termo como descritor Primário, coordenando-o com /secund * tanto para o termo órgão-neoplasia quanto para o tipo histológico.
  • NEOPLASIA RESIDUAL é a reminiscência de um tumor ou câncer após terapia primária potencialmente curativa.

(Ver regra 9.9.65 sobre /secundário)

Was this page helpful?