8.17.1 SP1 (Políticas, Planejamento e Administração em Saúde)

8.17.1

A subcategoria SP1 inclui todos os conceitos relacionados com as POLÍTICAS, PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE, ou seja, com a efetividade, a suficiência e a eficiência dos serviços de saúde e também com os fatores ecológicos, sociais e de conduta individual que afetam a saúde do indivíduo na comunidade.

8.17.1.1

De acordo com a noção de SAÚDE PÚBLICA de melhorar a saúde da população, os governos necessitam, para levar adiante esta tarefa, de uma política sanitária nacional. Na SP1 este conceito está representado por POLÍTICA DE SAÚDE que é o conjunto de decisões sobre a adoção de medidas encaminhadas para alcançar metas concretas para a melhoria da situação sanitária.

Política e planejamento da Saúde no Peru

POLÍTICA DE SAÚDE *

PLANEJAMENTO EM SAÚDE *

PERU

8.17.1.2

Na literatura encontram-se muitos documentos que se referem a “sistemas nacionais de saúde”. Para completar a idéia de “sistemas nacionais de saúde” pode-se indexar em conjunto com SISTEMAS NACIONAIS DE SAÚDE o descritor PROGRAMAS NACIONAIS DE SAÚDE, porém de acordo com a OMS este último termo deixou de ser usado desde que começaram a ser aplicados os conceitos mais amplos de “estratégias” e “planos de saúde” . No DeCS/MeSH existem os descritores ESTRATÉGIAS DE SAÚDE e específicos. Planos nacionais aparecem como termo alternativo nos descritores POLÍTICA DE SAÚDE e ESTRATÉGIAS DE SAÚDE.

Política e sistemas de saúde no Chile na década de 1974-83

POLÍTICA DE SAÚDE *

SISTEMAS NACIONAIS DE SAÚDE *

CHILE

Sistema Nacional para o desenvolvimento integral da família: plano de ação para o controle de doenças

SISTEMAS NACIONAIS DE SAÚDE *

ESTRATÉGIAS DE SAÚDE NACIONAIS *

(Ver regra relacionada sobre ESTRATÉGIAS DE SAÚDE)

8.17.1.3

Na literatura existe o conceito de “ações integradas de saúde” às quais a OMS dá o nome de “ação intersetorial” ou “ação multisetorial”, representado no DeCS pelo descritor COLABORAÇÃO INTERSETORIAL. O desenvolvimento da saúde requer a coordenação, em todos os escalões, entre as atividades que se desenvolvem no setor da saúde e as próprias de outros setores sociais e econômicos tais como educação, agricultura, indústria, habitação, obras públicas, abastecimento de água e comunicações.

Daí a necessidade de uma ação intersetorial, ou seja, a ação na qual o setor saúde e os demais setores pertinentes colaboram para o alcance de uma meta comum, mediante uma estreita coordenação de suas contribuições. Para fomentar a ação intersetorial, os países devem idealizar procedimentos para conseguir a cooperação adequada entre os ministérios de saúde ou outras autoridades do setor e os demais ministérios interessados. A este respeito a OMS fomentará o estabelecimento de mecanismos para melhorar a coordenação entre o setor da saúde e outros setores tais como os conselhos multisetoriais de saúde nos planos nacionais, estaduais e locais.

8.17.1.4

No item 8.17.1.2 ao falar de SISTEMAS NACIONAIS DE SAÚDE faz-se menção às ESTRATÉGIAS DE SAÚDE que se referem a um conjunto de atividades escolhidas para alcançar metas de longo alcance. Em saúde, uma das definições dadas pela OMS a estratégias é, “amplas linhas de ação requeridas em todos os setores para colocar em execução a política de saúde”. Existem, além disso, os conceitos de ESTRATÉGIAS DE SAÚDE NACIONAIS, ESTRATÉGIAS DE SAÚDE REGIONAIS e ESTRATÉGIAS DE SAÚDE GLOBAIS .

Colômbia: diagnóstico de saúde, políticas e estratégias

POLÍTICA DE SAÚDE *

DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE *

ESTRATÉGIAS DE SAÚDE NACIONAIS

COLÔMBIA

A universidade a a estratégia Saúde para todos no ano 2000

ESTRATÉGIAS DE SAÚDE GLOBAIS *

UNIVERSIDADES *

8.17.1.5

No DeCS/MeSH deve-se diferenciar entre RISCO e GRUPOS DE RISCO. Este último é utilizado para grupos humanos aos quais se deve dar atenção em saúde de maneira prioritária por estarem expostos a determinados riscos.

Risco de nascer com baixo peso no Brasil.

RECÉM-NASCIDO DE BAIXO PESO *

GRUPOS DE RISCO *

HUMANOS (Pré-codificado)

RECÉM-NASCIDO (Pré-codificado)

BRASIL

 

Predileções psicossociais de comportamento em homossexuais com risco de AIDS.

SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA /psicol *

COMPORTAMENTO SOCIAL *

MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO

GRUPOS DE RISCO *

 

(Ver regra sobre GRUPOS DE RISCO e RISCO)
(Ver regra sobre NUTRIÇÃO DE GRUPOS VULNERÁVEISDE RISCO)

8.17.1.6

O descritor INFRAESTRUTURA SANITÁRIA deve ser utilizado cada vez que os documentos se refiram a recursos de saúde, quer dizer, todos os meios disponíveis para seu funcionamento incluindo recursos de pessoal, locais, equipamentos, provisões, fundos, conhecimentos e tecnologia. Todos eles representam a INFRAESTRUTURA SANITÁRIA que inclui serviços, instalações, instituições, etc., e o pessoal dos mesmos, que se encarrega de executar os distintos programas de saúde.

Programa para ajudar os países a estabelecer uma infraestrutura do Sistema Saúde.

INFRAESTRUTURA SANITÁRIA *

SISTEMAS DE SAÚDE *

Was this page helpful?