8.8.4

ENVELHECIMENTO é um processo fisiológico que começa no nascimento, por assim dizer, e continua até a morte; não está restrito aos adultos ou aos idosos. Embora muitos documentos sobre ENVELHECIMENTO estejam indexados com o pré-codificado IDOSO, o processo de envelhecimento atinge outros pré-codificados de faixa etária também. Na realidade, muitos documentos sobre ENVELHECIMENTO envolvem animais de experimentação, onde os pré-codificados de idade não podem ser usados.

Quando ENVELHECIMENTO é indexado como um processo fisiológico ele será descritor Primário. Entretanto, não confundir ENVELHECIMENTO com o termo IDOSO, um descritor para pessoas (Categoria M), ou com FATORES ETÁRIOS, relacionados à causa e efeito, ou DISTRIBUIÇÃO POR IDADE um conceito estatístico (Categorias G7 e N5). O DeCS também tem SENESCÊNCIA CELULAR e seu específico ENVELHECIMENTO ERITROCÍTICO.

IDOSO é discutido como um pré-codificado na regra 5.5 e como uma pessoa na Categoria M (Pessoas). Ver esta seção também para exemplos e discussão posterior sobre ENVELHECIMENTO.

Was this page helpful?