8.3.6

Indexar todas as doenças de um documento, sejam relacionadas entre si ou não, pelo descritor específico de cada uma. Não se deve tentar agrupar doenças relacionadas para facilitar a indexação. Assim, um documento sobre doenças cardíacas, que discute coronariopatia, cardiopatia reumática e defeitos cardíacos congênitos deve ser indexado por: DOENÇA DAS CORONÁRIAS, CARDIOPATIA REUMÁTICA e CARDIOPATIAS CONGÊNITAS.

Os documentos sobre doenças dificilmente tratam de várias doenças ao mesmo tempo, mas é comum que mencionem aspectos que exigem coordenação de doenças entre si. A decisão de quais e quantos descritores devem ser indexados como Primários deve considerar o tamanho do documento; se for periódico, sua prioridade, o objetivo do autor, a especialidade e o grau de especificidade do assunto discutido.

No caso de uma ou duas doenças, ambas devem ir como Primários. Num documento como o do exemplo acima o indexador pode acrescentar CARDIOPATIAS como Primário e os específicos como Secundários. Essa solução viola o princípio de indexação de “não indexar o mesmo conceito pelo aspecto geral e pelo específico”, mas é permitida, se for de interesse para o usuário.

Outra exceção à regra acima ocorre no caso de mais de três descritores específicos, pertencentes à mesma hierarquia, necessitarem ser utilizados. Nesse caso, deve-se agrupá-los sob a hierarquia imediatamente superior (como Primário). Como Secundário é aceitável mais de três descritores pertencentes à mesma hierarquia, desde que realmente importantes e não em número excessivo. No exemplo de hierarquia abaixo, se o documento tratar das quatro doenças deve-se indexar DOENÇAS DA BEXIGA URINÁRIA como Primário e, se importante, as quatro doenças específicas como Secundário.

DOENÇAS DA BEXIGA URINÁRIA

CÁLCULOS DA BEXIGA URINÁRIA

FÍSTULA DA BEXIGA URINÁRIA

CISTITE

REFLUXO VESICOURETERAL

Was this page helpful?