8.3.45

As síndromes são uma designação especial para múltiplas anormalidades, erros de metabolismo, anomalias transmitidas geneticamente e outros distúrbios de complexidade semelhante, caracterizados principalmente por grupos de manifestações semelhantes ou idênticas. O DeCS contém vários descritores de síndromes, como, por exemplo, SÍNDROME DE CUSHING, SÍNDROME DO ABDOME EM AMEIXA SECA.

O descritor SINDROME deve ser indexado somente para documentos sobre síndrome em geral, como “Nomenclaturas de síndromes”, ou se o descritor for necessário para coordenação com outras doenças.

Uma nova mutação causando uma síndrome que inclui diabetes, nanismo e microcefalia.

DIABETES MELLITUS /genet *

NANISMO /genet *

MICROCEFALIA /genet *

MUTAÇÃO *

SÍNDROME

As síndromes no DeCS estão basicamente divididas em dois grupos: as síndromes de epônimos (que contém um nome de pessoa, como SÍNDROME DE CUSHING) e as não‑epônimas (como SÍNDROME DA UNHA‑PATELA, SÍNDROMES PÓS‑GASTRECTOMIA).

Indexar as síndromes existentes no DeCS pelo descritor correspondente. Se não localizar a síndrome mencionada no título dos documentos, verificar o texto ou as referências bibliográficas para encontrar possíveis sinônimos. Se não encontrar a síndrome no DeCS, indexar pelos aspectos predominantes na mesma (não mais de três doenças), como descrito pelo autor, e acrescentar o descritor SÍNDROME (como Secundário). Não é necessário usar o qualificador /complicações para os elementos da síndrome só porque eles são coexistentes. Usar os qualificadores adequados ao texto do documento com as doenças.

O descritor SÍNDROME só deve aparecer como Primário quando o documento tratar das complexidades ou problemas das síndromes em geral.

Epônimos e síndromes com nomes de radiologistas

RADIOLOGIA *

SÍNDROME *

Algumas vezes os autores usam a palavra “síndrome” no título quando o paciente tem duas ou mais doenças, mas não porque seja realmente uma síndrome. Não indexar esses documentos como uma síndrome.

(Ver nota técnica relacionada NT.79)

Was this page helpful?