3 Tipo de Publicação

(Ver Como usar este manual)

Os Tipos de Publicação são termos DeCS/MeSH que representam os tipos de formato/estrutura ou desenho do estudo. Eles são diferenciados de outros termos MeSH, que são usados ​​para descrever o assunto do documento. Estão localizados na categoria “V” do DeCS,  CARACTERÍSTICAS DE PUBLICAÇÃO”, que consiste em Componentes de Publicações [V1], Formatos de Publicação [V2], Características do Estudo [V3] e Fontes de Financiamento de Pesquisa [V4].

Alguns Tipos de Publicação possuem descritores correspondentes. Portanto, deve-se ter em mente se está sendo analisado o Tipo de Publicação como formato ou como assunto.

Em geral, os Tipos de Publicação estão no singular e os descritores correspondentes estão no plural. (Por exemplo, ENSAIO CLÍNICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] e ENSAIOS CLÍNICOS COMO ASSUNTO). Porém, isto não acontece em todos os casos. Verificar a nota de indexação do DeCS/MeSH para identificar se há informação igual ou similar a “usado como um Tipo de Publicação”. Neste manual aparecerão identificados com a informação [TIPO DE PUBLICAÇÃO] após os mesmos.

Os indexadores devem analisar o(s) Tipo(s) de Publicação apropriados para cada documento. Eles não são obrigatórios e somente serão aplicados se o documento apresentar  formato/estrutura ou desenho do estudo de tipos de publicação aceitos pela Metodologia LILACS. Por outro lado, mais de um poderá ser necessário. Por exemplo, o documento pode ser uma CARTA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] e um COMENTÁRIO [TIPO DE PUBLICAÇÃO].

Seguem anotações a respeito de alguns Tipos de Publicação:

 

Was this page helpful?