8.17.3 SP3 (Estudos Populacionais em Saúde Pública

8.17.3

Esta disciplina refere-se à análise estatística e descrição de grupos de população sob o ponto de vista de sua distribuição, estatísticas vitais, idade e sexo. O aumento espetacular da população mundial a partir da 2ª Guerra Mundial constitui praticamente a base de todos os programas de população que estão se levando a cabo, principalmente o de planejamento familiar.

8.17.3.1

Nesta subcategoria encontra-se o termo alternativo POLÍTICA DE CONTROLE DA POPULAÇÃO, cuja fora autorizada no DeCS é POLÍTICA PÚBLICA, que se refere ao controle da população.

A crise populacional no Brasil.

CONTROLE DA POPULAÇÃO *

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO *

POLÍTICA PÚBLICA *

BRASIL

8.17.3.2

O descritor mais conhecido de controle da população é o descritor da Categoria SP2 PLANEJAMENTO FAMILIAR, que nestas últimas décadas tem tomado uma posição de destaque dentro da Saúde Pública. Muito se tem escrito sobre este tema e muitas são as definições dadas pelos autores. Para alguns PLANEJAMENTO FAMILIAR é igual a controle demográfico ou de natalidade. Para o pessoal de saúde, PLANEJAMENTO FAMILIAR é um componente da assistência sanitária à família para ajudá-la a alcançar determinados objetivos: evitar os nascimentos não desejados, métodos para espaçar os filhos desejados, determinar o número de filhos que se deseja ter, entre outros.

Aspectos sociais da contracepção

PLANEJAMENTO FAMILIAR *

ANTICONCEPÇÃO *

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

8.17.3.3

Sob a estrutura hierárquica de PLANEJAMENTO FAMILIAR aparece um descritor que pode confundir o indexador. Trata-se de ANTICONCEPÇÃO que alguns autores chamam de controle ou regulação da fecundidade e refere-se ao uso consciente de qualquer prática para impedir a concepção ou desenvolvimento fetal antes do nascimento.

Diminuição da fecundidade no México.

ANTICONCEPÇÃO *

MÉXICO

8.17.3.4

Em relação à regra anterior, existem na literatura que trata de ANTICONCEPÇÃO alguns termos que podem causar confusão ao indexador que são as palavras derivadas dos adjetivos latinos “fecundus” e “fertilis”. Em inglês o significado destes termos não é igual nas distintas disciplinas: enquanto que os especialistas em demografia empregam a palavra “fecundidade” para indicar a capacidade de procriar e o termo “fertilidade” para designar a reprodução efetiva, os biólogos e médicos empregam indistintamente ambos os termos no sentido da capacidade de procriar. Já em espanhol, português, francês e italiano, estes termos são usados em demografia em sentido contrário ao inglês: os termos derivados de “fertilis” designam a capacidade para procriar, enquanto que “fecundis” indica os nascimentos de crianças vivas e empregam-se nos distintos índices de natalidade.

Was this page helpful?