9.9.45 /legislação & jurisprudência

(Ver Lista de Qualificadores)

Usado para leis, estatutos, decretos ou regulamentos governamentais e também para controvérsia legal e decisoes jurídicas.

Como os outros qualificadores duplos (/anatomia & histologia, /prevenção & controle, etc), /legislação & jurisprudência deve ser interpretado como “legislação ou jurisprudência”.

Depoimento de perito em delitos sexuais.

DELITOS SEXUAIS /legis *

PROVA PERICIAL *

É política de indexação acrescentar o descritor geográfico mesmo que apenas mencionado, para documentos que tratam de assuntos legais ou judiciais. Como ocorre também, excepcionalmente, com descritores epidemiológicos, esta é uma exceção à regra de indexação, na qual só se indexam assuntos realmente discutidos.

Existem no DeCS os descritores: JURISPRUDÊNCIA, LEGISLAÇÃO, LEGISLAÇÃO ODONTOLÓGICA, LEGISLAÇÃO HOSPITALAR, LEGISLAÇÃO MÉDICA, etc. Reservar estes descritores somente para documentos gerais, não como coordenação para descritores indexados com o qualificador /legis.

Nova legislação odontológica.

LEGISLAÇÃO ODONTOLÓGICA *

Se o descritor não permite o qualificador /legis, acrescentar o descritor LEGISLAÇÃO (para aspectos legais) ou JURISPRUDÊNCIA (para aspectos judiciais), como Secundário.

Casos judiciais envolvendo vacinas.

VACINAS *

JURISPRUDÊNCIA

Se um descritor permite o qualificador /legis e o outro não permite, acrescentar também LEGISLAÇÃO ou JURISPRUDÊNCIA, como Secundário, para coordenação.

O aumento do número de divórcios e processos de paternidade.

DIVÓRCIO /legis *

PATERNIDADE *

JURISPRUDÊNCIA

Se existir no DeCS um descritor específico para um aspecto legal ou judicial analisado, usá-lo como Primário e não acrescentar LEGISLAÇÃO ou JURISPRUDÊNCIA.

Depoimento de perito em caso de doenças ocupacionais.

DOENÇAS OCUPACIONAIS *

PROVA PERICIAL *

Was this page helpful?