8.3.43

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS são aquelas causadas pela ingestão inadequada de uma substância da dieta. Usar esse descritor para documentos gerais e indexar doenças de deficiências específicas pelos termos específicos da Categoria C18.

Se não existir no DeCS uma doença de deficiência específica, indexar pela substância deficiente com o qualificador /deficiência e não indexar também por DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS.

As DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS se restringem a deficiências de alimentos adequados a uma dieta saudável ou a elementos necessários para a vida. Esse conceito não inclui componentes imunológicos do sangue, enzimas e substâncias endógenas.

Doenças de deficiência em pré-escolares da Bolívia

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS /epidemiol *

BOLÍVIA

HUMANOS (Pré-codificado)

PRÉ-ESCOLAR (Pré-codificado)

Doenças de deficiência em Suínos

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS /vet *

DOENÇAS DOS SUÍNOS *

SUÍNOS

ANIMAIS (Pré-codificado)

Hipercalcemia causada por deficiência de calcitonina

HIPERCALCEMIA /etiol *

CALCITONINA /defic *

As deficiências de componentes imunológicos devem ser indexados pelo descritor SÍNDROMES DE IMUNODEFICIÊNCIA e seus específicos que aparecem na Categoria C20.

As deficiências enzimáticas são consideradas erros inatos do metabolismo e devem ser indexadas por ERROS INATOS DO METABOLISMO e seus específicos que aparecem na Categoria C18, se o erro do metabolismo for especificamente discutido no documento. Se o documento tratar somente da deficiência enzimática, indexar só pela enzima com o qualificador /deficiência.

Se o documento discute a doença clínica decorrente da deficiência enzimática, indexar pela doença e acrescentar a enzima com /deficiência, se esta for discutida.

Detecção da deficiência de iduronidase como um teste de confirmação em pacientes com suspeita de mucopolissacaridose I

MUCOPOLISSACARIDOSE I / diag *

IDURONIDASE /defic *

ENSAIOS CLÍNICOS ENZIMÁTICOS *

As deficiências endócrinas devem ser indexadas pelos distúrbios endócrinos da Categoria C19, embora o qualificador /deficiência possa ser usado com hormônios. Isto é, embora HORMÔNIOS TIREOIDEOS /deficiência não seja proibido, um documento sobre esse assunto será melhor indexado por HIPOTIREOIDISMO.

Uma doença específica causada por uma deficiência hormonal é DIABETES MELLITUS, causada por uma deficiência de ou resistência ao hormônio insulina. O DeCS contém vários termos para tipos específicos de diabetes e suas complicações. Quando indexar um dos tipos de complicações, não é necessário usar /etiologia no termo pré-coordenado, já que no mesmo está implícito que resulta da diabetes.

Incidência de parestesias em diabetes insulino-dependente.

DIABETES MELLITUS TIPO I /compl *

PARESTESIA /epidemiol * /etiol

NEUROPATIAS DIABÉTICAS /epidemiol *

INCIDÊNCIA

(Não: NEUROPATIAS DIABÉTICAS /etiol

Incidência de pé diabético.

PÉ DIABÉTICO /epidemiol *

INCIDÊNCIA

(Não: PÉ DIABÉTICO /etiol)

(Não: COMPLICAÇÕES DO DIABETES)

(Ver regra 9.9.15 sobre /deficiência).

Was this page helpful?