5.6 Animais Específicos

 

Os animais identificados como descritores pré-codificados são os que aparecem com maior frequência nos documentos. Se o documento inclui animais não indicados no campo de pré-codificados, deverá ser usado o descritor correspondente no campo de descritores Primários ou Secundários.

Nos documentos os animais aparecem sob três pontos de vista: como animais de experimentação, como espécie em estudos de anatomia e fisiologia, ou como animais do ponto de vista veterinário (domésticos).

Como animal de experimentação, se não aparecer entre os descritores pré-codificados, deverá ser indexado como descritor Secundário. Nos documentos de anatomia, anatomia comparada, morfologia e fisiologia comparada, é importante indicar o gênero e a espécie do animal. Os animais, nesses casos, deverão ser identificados como descritores Primários ou Secundários, com o qualificador apropriado. Da mesma forma deve-se proceder nos documentos de veterinária.

No caso de ser necessário acrescentar um qualificador a um animal que aparece como descritor pré-codificado, deverá ser indexado como descritor Primário ou Secundário, com o qualificador apropriado, e não deverá ser indexado como pré-codificado.

Alguns animais que aparecem como descritores pré-codificados têm descritores específicos no DeCS/MeSH para doenças de sua espécie, como GATOS e DOENÇAS DO GATO; CÃES e DOENÇAS DO CÃO, etc.

Quando for usado o descritor doença‑animal ou doença específica de animais existentes no DeCS/MeSH, como Primário ou Secundário, indicar o descritor pré-codificado correspondente.

Exemplos:

MASTITE BOVINA *

ANIMAIS (Pré-codificado)

BOVINOS (Pré-codificado)

 

HEPATITE INFECCIOSA CANINA *

ANIMAIS (Pré-codificado)

CÃES (Pré-codificado)

Se um descritor animal/doença não possui um descritor pré-codificado correspondente para o animal, acrescentar o animal como descritor Secundário. Por exemplo, ao indexar DOENÇAS DOS OVINOS indexar também OVINOS.

O princípio de redundância descrito para HUMANOS aplica‑se, também, na indexação de descritores para animais em geral quando existem no vocabulário, e para espécies ou estirpe endogâmica dos mesmos. Por exemplo: um documento que usou camundongos C3H no estudo é indexado por CAMUNDONGOS ENDOGÂMICOS C3H e o pré-codificado CAMUNDONGOS.

O conceito “animal” que aparece em relação a preparações de matéria animal usada em pesquisas bioquímicas e imunológicas, cultura de tecidos ou pesquisas similares (insulina “suína”, soro “equino”, etc.) deverá ser indexado sob o termo específico de animal e o descritor pré-codificado ANIMAIS. Se o ponto principal do documento é a identidade do animal, indexá-lo como descritor Primário.

Quando é indexado um animal específico como pré-codificado ou como descritor Primário ou Secundário, deverá também ser indexado o descritor pré-codificado ANIMAIS.

Exemplos de uso de descritores pré-codificados para animais:

Absorção de cortisona pelo fígado do gato

FIGADO /metab *

CORTISONA /metab *

GATOS (Pré-codificado)

ANIMAIS (Pré-codificado)

Enzimas das articulações nos ovinos

ARTICULAÇÕES /enzimol *

OVINOS

ANIMAIS (Pré-codificado)

Anatomia da articulação dos gatos (o artigo inclui articulações do macaco)

ARTICULAÇÕES /anat *

GATOS /anat *

HAPLORRINOS /anat

ANIMAIS (Pré-codificado)

Cuidados com úbere bovino

BOVINOS *

GLÂNDULAS MAMÁRIAS ANIMAIS *

HIGIENE

ANIMAIS (Pré-codificado)

FEMININO (Pré-codificado)

Tratamento da artrite em gato siamês

ARTRITE /vet * /terap

DOENÇAS DO GATO /terap *

GATOS (Pré-codificado)

ANIMAIS (Pré-codificado)

Tratamento de enterite infecciosa felina

PANLEUCOPENIA FELINA /terap *

GATOS (Pré-codificado)

ANIMAIS (Pré-codificado)

Em artigos de REVISÃO [Tipo de Publicação] o pré-codificado de animal específico deve ser indexado somente se ele for o ponto principal do documento.

(Ver nota técnica relacionada NT.3)

Was this page helpful?