9.9.71 /transplante

(Ver Lista de Qualificadores)

Usado com órgãos, tecidos ou células para transplante de um local a outro no mesmo indivíduo ou de um indivíduo a outro da mesma espécie ou de espécies diferentes.

Para usar o qualificador /transpl o órgão ou parte dele precisa ser transplantada. A separação parcial e reposição de órgãos (usada em vários procedimentos de pontes ou derivação urinária) não se insere na definição de /transpl.

Observar no DeCS os vários descritores pré-coordenados de órgão/transplante e de transplante de células sanguíneas. Os descritores TRANSPLANTE, TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS, TRANSPLANTE DE TECIDOS e TRANSPLANTE DE CÉLULAS são usados somente para documentos genéricos.

Observar também descritores específicos de transplante:

TRANSPLANTE AUTÓLOGO – no mesmo indivíduo.

TRANSPLANTE HETERÓLOGO – entre espécies diferentes.

TRANSPLANTE HETEROTÓPICO – para um local diferente da localização anatômica normal do órgão.

TRANSPLANTE HOMÓLOGO – entre mesmas espécies.

TRANSPLANTE ISOGÊNICO – entre indivíduos geneticamente idênticos.

Como a maioria dos transplantes viscerais é homóloga e a maioria dos enxertos cutâneos é autóloga, coordenar com TRANSPLANTE AUTÓLOGO, TRANSPLANTE HOMÓLOGO e TRANSPLANTE ISOGÊNICO somente se particularmente discutido e sempre como Secundário. TRANSPLANTE HETERÓLOGO e TRANSPLANTE HETEROTÓPICO são raros de aparecer como coordenação, e, quando ocorre, geralmente são indexados como Primários.

O qualificador usado com a doença que está sendo tratada é /cirurg, uma vez que /transpl é permitido apenas com órgãos. Por outro lado, a doença coordenada com TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA e TRANSFUSÃO DE COMPONENTES SANGUÍNEOS recebe o qualificador /terap e não /cirurg, uma vez que estas não são técnicas cirúrgicas.

Necrose papilar num enxerto homólogo de rim.

TRANSPLANTE DE RIM /ef adv *

NECROSE PAPILAR RENAL /etiol *

Transplante em cirrose hepática.

CIRROSE HEPÁTICA /cirurg *

TRANSPLANTE DE FÍGADO *

Transplante de osteoblastos em fraturas não consolidadas.

FRATURAS NÃO CONSOLIDADAS /terap * (não /cirurg.)

OSTEOBLASTOS /transpl *

(e não TRANSPLANTE DE CÉLULAS)

 

REIMPLANTE é a devolução de órgãos removidos de forma traumática (e com menor frequência de forma cirúrgica) à sua localização original. Não considerar isto /transpl. Usar o qualificador /cirurg para o órgão.

Reimplante de polegar parcialmente amputado.

AMPUTAÇÃO TRAUMÁTICA /cirurg *

POLEGAR /cirurg * /les *

REIMPLANTE *

Ver também seções 8.6.27 e 8.6.28.

Was this page helpful?