8.17.4 SP4 (Saúde Ambiental)

8.17.4

Entende-se por saúde ambiental ou higiene do meio, o equilíbrio ecológico que tem que existir entre o homem e seu meio para que seja possível seu próprio bem-estar. Este bem-estar não só se refere à saúde física, como também à saúde mental e a um conjunto ótimo de relações sociais. Assim mesmo, refere-se ao meio em sua totalidade, desde a habitação individual do ser humano até a atmosfera inteira.

8.17.4.1

Na subcategoria SP4 existe o descritor ECOSSISTEMA que precisa ser definido. O estudo ecológico considera a divisão da biosfera em unidades funcionais básicas, cada uma englobando todos os seres vivos e o meio em que habitam. A esse sistema dinâmico que inclui todas as interações entre o ambiente e as populações ali existentes dá-se o nome de ECOSSISTEMA.

Eutrofização da Represa do Lobo: observações em represas de climas tropicais no Município de Itirapina.

EUTROFIZAÇÃO *

ECOSSISTEMA *

BARRAGENS *

POLUIÇÃO DA ÁGUA *

ÁGUA DOCE

SOLO

ITIRAPINA (Campo “Região Não DeCS”)

8.17.4.2

Na prática atual de saúde pública a luta contra vetores está dirigida a insetos e roedores. O controle ambiental supõe a modificação do meio até que não seja possível a reprodução de insetos vetores ou roedores reservatórios de doenças. Em relação a este tema, SP4 inclui dois descritores que poderiam causar problema ao indexador: CONTROLE DE INSETOS e CONTROLE BIOLÓGICO DE VETORES. CONTROLE DE INSETOS é usado em documentos que se referem ao controle da população de insetos ou outros animais capazes de transmitir doenças ao ser humano. O CONTROLE BIOLÓGICO DE VETORES está dirigido ao uso de agentes naturais para o controle biológico contra insetos ou vetores. Por muitos anos várias espécies de peixes, principalmente de origem tropical foram usados com êxito. Também existem outras espécies, como plantas, algas e outras que servem como agentes naturais para o controle de vetores.

Biologia e capacidade depredadora do Bolostoma boscii em laboratório.

HEMIPTEROS /patogen *

CONTROLE BIOLÓGICO DE VETORES *

ECOSSISTEMA

 

8.17.4.3  (Vazio)

Was this page helpful?