3.3 Conferência clínica [Tipo de Publicação]

 

Trabalho que consiste em reunião de médicos à cabeceira do paciente sobre suas observações em relação ao seu estado físico, diagnóstico de laboratório e outros achados diagnósticos, manifestações clínicas, resultados do tratamento, etc. Uma conferência clínica geralmente termina com a confirmação ou retificação dos achados clínicos por um diagnóstico patológico feito por um patologista. A “conferência clínica” é, com frequência, denominada “conferência clinicopatológica”.

Deve-se indexar CONFERÊNCIA CLÍNICA [Tipo de publicação] em documentos marcados como  “conferência clínica”, “conferência clínico-patológica” e também ( “rodadas gerais”, “consulta de nefrologia”, “fórum de alergia” e similares), desde que atendam à definição do DeCS/MeSH.

CONFERÊNCIA CLÍNICA [Tipo de Publicação] pode ser atribuída ao indexar documentos com mais de uma apresentação de caso, mas a maioria das conferências clínicas inclui um único caso.

Os periódicos podem usar a frase “conferência clínica” para descrever discussões em mesas redondas sobre um tópico clínico, em vez de casos específicos de pacientes. Não deve ser atribuído CONFERÊNCIA CLÍNICA [Tipo de Publicação] a esses artigos.

Was this page helpful?