8.8.17

Tecnicamente, qualquer alteração hereditária no material genético, seja uma aberração cromossômica ou uma alteração na sequência de bases no gene, é uma mutação. Para fins de indexação, os desvios estruturais no nível do gene são indexados sob MUTAÇÃO ou o termo específico hierarquizado sob MUTAÇÃO. É indexado como descritor Primário quando uma mutação específica é o objetivo do documento, ou quando o conceito geral é discutido.

Determinação das taxas de mutação retroviral.

RETROVIRIDAE /genet *

MUTAÇÃO *

 

Mutações surgem espontaneamente como resultado de operações celulares normais ou interações aleatórias com o meio ambiente, ou são induzidas por drogas ou radiação. O efeito de produtos químicos no DNA é referido na literatura como mutagenicidade, clastogenicidade, genotoxicidade e mitoclasticidade. Usar o qualificador /ef adv com medicamentos ou radiação fornecidos em dosagens aceitas que causam mutações. Utilizar o qualificador /tox com medicamentos utilizados experimentalmente ou com agentes ambientais que causam mutações. Não adicionar os qualificadores / ef farm ou /ef rad ao descritor MUTAÇÃO para mutações induzidas.

Efeitos genotóxicos do uso diagnóstico do tálio-21 na medicina nuclear.

MUTAÇÃO *

RADIOISÓTOPOS DE TÁLIO /ef adv *

 

Se um medicamento for testado quanto à mutagenicidade, usar o qualificador /tox com o medicamento, coordenado com MUTAGÊNICOS /tox. Não adicionar rotineiramente MUTAÇÃO, ou DNA /ef farm ou DANO AO DNA.

Avaliação da potência mutagênica in vivo do ácido etilenodiaminotetracético.

ÁCIDO EDÉTICO /tox *

MUTAGÊNICOS /tox *

Was this page helpful?