9.9.28 /epidemiologia

(Ver Lista de Qualificadores)

Usado com doenças humanas e animais para a sua distribuição, fatores causais e características em populações definidas. Inclui incidência, frequência, prevalência, surtos endêmicos e epidêmicos e levantamentos ou estimativas de morbidade em áreas geográficas e populações específicas. Usado também com descritores geográficos para a localização de aspectos epidemiológicos de uma doença. Exclui mortalidade para o qual existe qualificador específico.

Observar os conceitos de epidemiologia na definição do qualificador. Muitos deles são descritores que figuram no DeCS e devem ser indexados como Secundários para coordenação com a doença /epidemiol, mesmo que apenas mencionados. Esta coordenação é uma exceção à regra de indexação na qual só se indexam assuntos realmente discutidos.

Verificar as anotações do DeCS quanto ao uso do descritor geográfico com o qualificador /epidemiol, se relevante e como Secundário. Por vezes não é relevante e não deve ser acrescentado (por exemplo, um estudo de incidência realizado num hospital não é necessariamente incidência somente no hospital, nem mesmo no país, portanto, neste caso não mencionar o descritor geográfico). (Ver regra 8.18.5)

Nota: termos geográficos nunca podem ser Primários.

Incidência da febre amarela no Brasil.

FEBRE AMARELA /epidemiol *

BRASIL /epidemiol

INCIDÊNCIA

Estudos longitudinais de pneumonia.

PNEUMONIA /epidemiol *

ESTUDOS LONGITUDINAIS

Was this page helpful?