13/21 Síntese de evidências

 

Nota técnica 13/2021

Versão PDF

Síntese de evidências: orientações para indexação de acordo com a Metodologia LILACS

Objetivo: Orientar a análise e leitura técnica de documentos para identificação e indexação de Síntese de Evidências.
Público-alvo: Profissionais da informação que atuam na indexação de documentos usando a Metodologia LILACS ou na elaboração de estratégias de busca na base de dados LILACS e nas Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS).
Conteúdo: Metodológico
Data de criação: dezembro 2021 Data de atualização: setembro 2022

 

 

Introdução

Síntese de evidências refere-se ao processo de reunir informação de várias fontes e disciplinas para comunicar discussões e decisões sobre questões específicas1. No contexto da saúde, é uma forma de combinar informações de vários estudos que investigaram o mesmo tema, com o objetivo de apresentar uma compreensão geral do que foi encontrado. Isso ajuda a determinar a eficácia de um determinado tratamento ou medicamento, ou como as pessoas vivenciaram uma determinada condição de saúde ou tratamento2.

Historicamente, a revisão foi o primeiro tipo de ferramenta de síntese de evidências. Posteriormente, a metanálise complementou a revisão sistemática, que é considerada o tipo mais refinado de revisão. Recentemente, este campo de metodologia de pesquisa foi expandido ainda mais pela disponibilidade de revisões guarda-chuva (umbrella reviews), visões gerais de revisões (overviews of reviews) e estudos meta-epidemiológicos (meta-epidemiologic studies) que fornecem uma estrutura mais geral para síntese de evidência e tomada de decisão, abrangendo múltiplas fontes de informação3.

Os métodos para elaboração de síntese de evidências são muitos e podem incluir: revisão narrativa, revisão de escopo ou mapeamento de evidências, revisão rápida, revisão sistemática, revisão guarda-chuva e metanálise4.

Ashrafian, Darzi e Athanasiou5 apresentaram diferentes técnicas de síntese de evidências na área de saúde, distribuindo-as entre as categorias quantitativa e qualitativa, e integrativa e interpretativa. Assim, os autores consideraram os 20 (vinte) seguintes tipos de sínteses de evidências:

  • revisão narrativa (narrative review)
  • síntese narrativa (narrative synthesis) e revisão sistemática (systematic review)
  • metanálise (meta-analysis)
  • teoria fundamentada (grounded theory)
  • análise de conteúdo (content analysis)
  • análise temática (thematic analysis)
  • síntese realista (realist synthesis)
  • meta-etnografia (meta-ethnography)
  • síntese interpretativa crítica (critical interpretive synthesis)
  • meta-estudo (meta-study)
  • meta-narrativa (meta-narrative)
  • análise de caso-cruzado de Miles e Huberman (Miles and Huberman cross-case analysis)
  • síntese de estrutura (framework synthesis)
  • levantamento de caso (case survey)
  • análise comparativa qualitativa (qualitative comparative analysis)
  • metanálise Bayesiana (bayesian meta-analysis)
  • triangulação ecológica (ecological triangulation)
  • meta-sumário qualitativo (qualitative meta-summary)
  • análise de custo-efetividade (cost-effectiveness analysis)
  • meta-interpretação (meta-interpretation).

 

Características das sínteses de evidências

Características estruturais e de conteúdo permitem identificar uma síntese de evidência e selecionar descritores específicos relacionados ao método utilizado para a elaboração do estudo.

 


Referência do Exemplo: XIAO, Hong; XU, Dan; MAO, Rui; XIAO, Minqin; FANG, Yang; LIU, Yin. Platelet-rich plasma in facial rejuvenation: a systematic appraisal of the available clinical evidence. Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, Macclesfield, v. 14, p. 1697–1724, 16 Nov. 2021. Disponível em: https://www.dovepress.com/getfile.php?fileID=75910. Acesso em: 6 set. 2022.

 

A indexação

O termo síntese de evidências não é um tipo de publicação no DeCS/MeSH. 

A indexação de sínteses de evidências deve considerar as seguintes partes do documento para identificar características e termos específicos utilizados pelos autores: título, resumo, final da introdução (pergunta de pesquisa e/ou objetivo) e, principalmente, metodologia (estratégia de busca, critérios de elegibilidade, seleção dos estudos, extração de dados, avaliação do risco de viés/qualidade dos estudos incluídos).

Esses documentos poderão ser indexados com os seguintes descritores para Tipo de Publicação: REVISÃO [Tipo de publicação], REVISÃO SISTEMÁTICA [Tipo de publicação], METANÁLISE [Tipo de publicação].

Somente indexar um Tipo de Publicação se sua definição (nota de escopo) coincidir com o que é apresentado no documento.

Notas Técnicas Complementares: 04/20216 e 05/2021 (publicar).

 

Tipos de publicação prováveis

 

REVISÃO [Tipo de publicação]

Artigo ou livro publicado após exame do material já publicado sobre um assunto. Pode ser abrangente em vários graus e o intervalo de tempo do material pesquisado pode ser amplo ou restrito, mas as revisões mais frequentemente desejadas são revisões da literatura atual. O material do texto examinado pode abarcar, especificamente em medicina, material clínico assim como pesquisa experimental ou relatos de caso. Revisões do estado-da-arte tendem a tratar de assuntos mais atuais. A revisão da literatura deve ser diferenciada do ARTIGO HISTÓRICO sobre o mesmo tema, mas uma revisão de literatura histórica também está incluída no escopo deste tipo de publicação

 

REVISÃO SISTEMÁTICA [Tipo de publicação]

Revisão de literatura original em saúde e política de saúde que objetiva identificar, avaliar e sintetizar todas as evidências empíricas que vão de encontro aos critérios de elegibilidade para responder uma determinada pergunta de pesquisa. Sua orientação utiliza métodos explícitos que visam minimizar o viés a fim de produzir resultados mais confiáveis sobre os efeitos de intervenções de prevenção, tratamento e reabilitação que podem ser usados para informar a tomada de decisão.

 

METANÁLISE [Tipo de publicação]

Trabalhos que consistem em estudos que utilizam um método quantitativo de combinação dos resultados de estudos independentes (normalmente tirados da literatura publicada) e que sintetizam resumos e conclusões, que podem ser usados para avaliar a eficiência de terapias, planejar novos estudos, etc. É frequentemente uma revisão de ensaios clínicos. Geralmente é chamado de metanálise pelo autor ou patrocinador e deve ser diferenciado das revisões da literatura.

 

Indexação:

  • Síntese de evidências não identificada como revisão sistemática será indexada como REVISÃO [tipo de publicação].
  • Síntese de evidências identificada como revisão sistemática será indexada como REVISÃO SISTEMÁTICA [tipo de publicação].
  • Síntese de evidências identificada como revisão sistemática com metanálise realizada será indexada como REVISÃO SISTEMÁTICA [tipo de publicação] com a coordenação METANÁLISE [tipo de publicação].

 

22/09/2022

Tipos de descritores prováveis

  • Protocolo ou projeto de síntese de evidências não identificado como protocolo de revisão sistemática será indexado como LITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTO  [descritor] com a coordenação PROJETOS DE PESQUISA [descritor].
  • Protocolo ou projeto de síntese de evidências identificado como protocolo de revisão sistemática será indexado como REVISÃO SISTEMÁTICA [tipo de publicação] com a coordenação PROJETOS DE PESQUISA [descritor].
  • Protocolo ou projeto de síntese de evidências identificado como protocolo de revisão sistemática com metanálise a ser realizada será indexado como REVISÕES SISTEMÁTICAS COMO ASSUNTO  [descritor] com a coordenação METANÁLISE COMO ASSUNTO [descritor].
  • Quando possível, identificar os tipos de estudos incluídos na síntese de evidências, coordenando-os como descritores secundários.
  • Trabalhos sobre metodologia para síntese de evidências será indexado como METODOLOGIA COMO ASSUNTO [descritor], coordenando-o quando pertinente com um ou mais descritores abaixo, principalmente LITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTO [descritor], REVISÕES SISTEMÁTICAS COMO ASSUNTO [descritor] e METANÁLISE COMO ASSUNTO [descritor].

 

LITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTO [Descritor]

Descrição: Trabalhos sobre documentos publicados após a análise da literatura sobre um assunto. Possuem vários graus de abrangência e os limites temporais de pesquisa podem ser amplos ou restritos, mas são frequentemente desejáveis as revisões de literatura atuais. Em saúde, os documentos analisados podem incluir estudos clínicos, pesquisas experimentais, relatos de casos, entre outros. Revisões do estado da arte tendem a tratar de assuntos mais recentes.

Indexação: Descritor para livros e artigos de revisão como uma forma de literatura ou revisões discutidas como assunto do documento. Usar como descritor para Protocolos de Síntese de Evidências, estudos metodológicos e quando este tipo de publicação é incluído nas Sínteses de Evidências. Não confunda com REVISÃO [tipo de publicação], que só deve ser usada quando o relatório final da síntese de evidência for concluído (revisão concluída).

 

REVISÕES SISTEMÁTICAS COMO ASSUNTO [Descritor]

Descrição: Trabalhos sobre revisões de literatura original em saúde e política de saúde que objetiva identificar, avaliar e sintetizar todas as evidências disponíveis de acordo com critérios de elegibilidade pré-definidos para responder determinada pergunta de revisão. Empregam métodos explícitos em sua condução para minimizar o viés, visando à produção de resultados mais confiáveis sobre intervenções de prevenção, tratamento, reabilitação, etc., que podem ser usados para informar a tomada de decisão.

Indexação: Descritor para revisões sistemáticas discutidas como assunto do documento. Usar como descritor para Protocolos de Síntese de Evidências, estudos metodológicos e quando este tipo de publicação é incluído nas Sínteses de Evidências. Não confunda com REVISÃO SISTEMÁTICA [tipo de publicação], que só deve ser usada quando o relatório final da revisão sistemática for concluído.

 

METANÁLISE COMO ASSUNTO [Descritor]

Descrição: Trabalhos sobre sínteses estatísticas de dados obtidos a partir da comparação de mais de um estudo individual prévio. Permitem a avaliação de uma questão de interesse com base no resumo quantitativo de resultados e conclusões, podendo ser usadas para avaliar a eficiência de terapias, planejar novos estudos, etc. Frequentemente são apresentadas em revisões de ensaios clínicos, devendo ser diferenciadas de REVISÃO SISTEMÁTICA COMO ASSUNTO [descritor].

Indexação: Descritor usado para metanálises discutidas como assunto do documento. Usar como descritor para Protocolos de Síntese de Evidências quando este for indicado no protocolo, estudos metodológicos e quando este tipo de publicação é incluído nas Sínteses de Evidências. Não confunda com METANÁLISE [tipo de publicação], que só deve ser usada quando o relatório final da revisão sistemática for concluído com metanálise incluída.

 

ESTUDOS CLÍNICOS COMO ASSUNTO [Descritor]

Descrição: Trabalhos sobre estudos biomédicos ou relacionados à saúde que avaliam resultados ou desfechos de intervenções ou exposições. Os dois principais tipos de estudos clínicos são ENSAIOS CLÍNICOS (estudos intervencionais) e ESTUDOS OBSERVACIONAIS.

Indexação: Descritor para estudos clínicos discutidos como assunto do documento. Usar quando este tipo de estudo é incluído nas Sínteses de Evidências e em estudos metodológicos. Não confunda com ESTUDO CLÍNICO [tipo de publicação], que só deve ser usado para relatório final de um estudo clínico (estudo clínico concluído). OBSERVAÇÃO: A leitura técnica do documento auxiliará na identificação dos descritores mais específicos, conforme Ilustração 1 abaixo:

Ilustração 1 – Hierarquia dos Estudos Clínicos como Assunto

 

ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS [Descritor]

Descrição: Trabalhos elaborados para investigar associações, frequentemente relações de causas hipotéticas. Em geral, seu objetivo é identificar ou medir os efeitos de fatores de risco ou exposições. Os três tipos principais tipos de estudos analíticos são ESTUDOS DE CASOS E CONTROLES, ESTUDOS DE COORTES e ESTUDOS TRANSVERSAIS.

Indexação: Descritor para estudos que analisam dados que originam conclusões epidemiológicas. Não confunda com EPIDEMIOLOGIA, a especialidade. Usar somente quando o(s) descritor(es) específico(s) não for(em) identificado(s). OBSERVAÇÃO: A leitura técnica do documento auxiliará na identificação dos descritores mais específicos, conforme Ilustração 2 abaixo:

Ilustração 2 – Hierarquia dos Estudos Epidemiológicos

 

 

Exemplo de indexação de documento

 

Referência do Exemplo: GUSTAFSSON, Sanna Aila; STENSTRÖM, Karin; OLOFSSON, Hanna Olofsson; PETTERSSON, Agneta; RAMSAY, Karin Wilbe. Experiences of eating disorders from the perspectives of patients, family members and health care professionals: a meta-review of qualitative evidence syntheses. Journal of Eating Disorders, London, v. 9, n. 156, 23 p., 4 Dec. 2021. Disponível em: https://jeatdisord.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s40337-021-00507-4.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

 

Referências

1 THE ROYAL SOCIETY; THE ACADEMY OF MEDICAL SCIENCES. Evidence synthesis for policy: a statement of principles. London: The Royal Society; The Academy of Medical Sciences, 2018. 28 p. Disponível em: https://royalsociety.org/-/media/policy/projects/evidence-synthesis/evidence-synthesis-statement-principles.pdf. Acesso em: 5 set. 2022.

2 COCHRANE. Evidence synthesis: what is it and why do we need it? London: Cochrane, 3 Jan. 2020. Disponível em: https://www.cochrane.org/news/evidence-synthesis-what-it-and-why-do-we-need-it. Acesso em: 5 set. 2022.

3 BIONDI-ZOCCAI, Giuseppe. Introduction. In: BIONDI-ZOCCAI, Giuseppe (ed.). Umbrella reviews: evidence synthesis with overviews of reviews and meta-epidemiologic studies. Cham: Springer, 2016. p. 3-10. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-25655-9_1. Acesso em: 6 set. 2022.

4 KRISHNAN, Vinod. rishnan V. Evidence synthesis: curtail, introspect, and transform. Journal of the World Federation of Orthodontists, St. Louis, v. 9, n. 3, p. 99-100, 1 sept. 2020. Disponível em: https://www.jwfo.org/article/S2212-4438(20)30039-4/fulltext. Acesso em: 6 de set. 2022.

5 ASHRAFIAN, Hutan; DARZI, Ara; ATHANASIOU, Thanos. Evidence synthesis: evolving methodologies to optimise patient care and enhance policy decisions. In: ATHANASIOU, Thanos; DARZI, Ara (ed.). Evidence synthesis in healthcare: a practical handbook for clinicians. London: Springer, 2011. cap. 1, p. 1-46. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/978-0-85729-206-3.pdf. Acesso em: 6 de set. 2022.

6 BIREME/OPAS/OMS. Nota técnica 04/2021: revisões sistemáticas e metanálises. São Paulo: BIREME/OPAS/OMS, jul. 2021 [Última atualização: jun. 2022]. Disponível em: https://lilacs.bvsalud.org/guias-e-manuais/docs/metodologia-lilacs-manual-de-indexacao-de-documentos-para-bases-de-dados-bibliograficas/notas-tecnicas/04-21-revisao-sistematica-e-metanalise/. Acesso em: 6 de set. 2022.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Was this page helpful?