3.1 Biografia [Tipo de Publicação]

 

Um relato dos eventos, trabalhos e realizações, pessoais e profissionais, durante a vida de uma pessoa. Inclui artigos sobre as atividades e conquistas de pessoas vivas bem como a apresentação de um obituário.

O documento não precisa ser totalmente dedicado a aspectos biográficos para que o item possa ser usado. Se uma parte de algum documento não biográfico é suficientemente importante para ser indexado como biografia, o indexador poderá usá‑lo.

Somente biografias substantivas devem ser indexadas. Isto significa que a biografia deve incluir uma discussão sobre as contribuições individuais significativas para o campo da medicina ou ciência. Como regra geral, biografias que contém apenas uma ou duas páginas não são suficientemente substantivas e não devem ser indexadas.

A maioria dos documentos que usam BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] são aqueles sobre médicos e cientistas relacionados intimamente ou contribuindo no campo da medicina. Além disso, também será usado para aspectos ou notas médicas sobre pessoas que não sejam médicos ou cientistas. Inclui também pessoas famosas que estejam vinculadas ao campo da medicina e disciplinas relacionadas, como figuras históricas, artistas famosos, músicos, políticos, escritores, membros das famílias reais, etc., dos quais tenha sido estudado algum aspecto médico. Exemplo: “O pé torto de Lord Byron”, “Epilepsia em pessoas famosas”, “Sífilis nos reis da França”.

O uso de BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO], implica na anotação de:

  • nome do biografado ou pessoa famosa no campo Indivíduo como Tema ;
  • descritor para a especialidade que o tornou famoso;
  • os pré-codificados históricos apropriados;
  • ARTIGO HISTÓRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO];
  • a área geográfica no campo de Descritores Secundários ou Região não DeCS;
  • muitas vezes devem ser acrescentados, também, CARTA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] ou EDITORIAL [TIPO DE PUBLICAÇÃO].

Não deverão ser usados os descritores pré-codificados HUMANO, MASCULINO ou FEMININO.

Para documentos biográficos sobre médicos ou cientistas não deve-se usar os descritores MÉDICOS e PESSOAS FAMOSAS. Por outro lado, os documentos sobre pessoas famosas deverão ser indexados por PESSOAS FAMOSAS (vide regra 8.13.8).

Se o documento biográfico incluir uma lista de trabalhos publicados por ou a respeito do biografado, indexar também por BIBLIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] ou BIOBIBLIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] (vide regra 8.14.1).

Em documentos sobre doenças em pessoas famosas os descritores pré-codificados HUMANOS, MASCULINO ou FEMININO não devem ser indexados, a menos que sejam requeridos pela nota de  indexação do descritor utilizado.

Para documentos sobre pessoas famosas em geral e não identificadas individualmente, por exemplo,”Epilepsia em pessoas famosas” será usado somente o descritor PESSOAS FAMOSAS e não deve-se usar o campo Indivíduo como Tema.

Homenagens in memoriam de um médico ou cientista de renome serão tratadas como documentos biográficos.

As obras clássicas são reproduzidas, frequentemente, pelos editores como “Clássicos”, “Páginas Clássicas”, “Reprodução Clássica”, e devem ser indexadas pela sua importância histórica.

BIOGRAFIA COMO ASSUNTO como descritor Principal ou Secundário refere-se a um relato escrito da vida de uma pessoa e um ramo da literatura preocupado com as vidas das pessoas.

Para mais detalhes sobre BIOGRAFIA [TIPO DE PUBLICAÇÃO] ver da regra 8.13.21 até a última regra da Categoria.

(Ver regra relacionada 8.13.4)

Was this page helpful?