8.6.19

Técnicas IN VITRO são métodos para estudar reações ou processos que ocorrem em um ambiente artificial fora do organismo vivo. O descritor TÉCNICAS IN VITRO é geral e possui muitos específicos na hierarquia. Raramente é usado e não é permitido com microrganismos ou produtos químicos estudados fora de um organismo vivo. A hierarquia de TÉCNICAS IN VITRO inclui termos específicos como TÉCNICAS DE CULTURA DE TECIDOS, TÉCNICAS DE CULTURA DE ÓRGÃOS e TÉCNICAS DE CULTURA DE CÉLULAS, os quais são usados como Primários para o conceito de forma geral e para cultivo de tecidos específicos, órgãos ou métodos de cultura celular (também descritores Primários), se for acentuado que a cultura é relativamente incomum ou que haja grande importância na discussão de como cultivar o tecido, órgão ou tipo celular. Caso contrário, devem ser indexados como Secundários. Para essas culturas em animais ou humanos não esquecer de indexar os descritores pré-codificados ANIMAIS ou HUMANOS.

E, se for animal, a fonte de tecido da espécie animal deve ser indexada (descritor Secundário ou como um pré-codificado) se estes puderem ser determinados no documento. Indexar cultivo viral como CULTURA DE VÍRUS e não em CULTURA DE TECIDO. Se é cultivado em vírus específico, indexar pelo vírus como Primário e o qualificador apropriado e também CULTURA DE VÍRUS que provavelmente será Secundário.

 

Morfogênsese da língua embrionária em um modelo de cultura de órgãos de camundongos.

LÍNGUA /embriol *

MORFOGÊNESE *

TÉCNICAS DE CULTURA DE ÓRGÃOS

ANIMAIS (Pré-codificado)

CAMUNDONGOS (Pré-codificado)

 

Distinguir TÉCNICAS DE CULTURA DE CÉLULAS (descritor utilizado para métodos) de CÉLULAS CULTIVADAS e seus específicos (utilizados para as propriedades fisiológicas ou estruturais das células em cultura).

Desenvolvimento de novo método multicamada para cultivo de células epiteliais do ligamento periodontal.

LIGAMENTO PERIODONTAL /citol *

CÉLULAS EPITELIAIS /citol *

TÉCNICAS DE CULTURA DE CÉLULAS

HUMANOS (Pré-codificado)

Produção de prostaglandina E2 por células do ligamento periodontal cultivadas.

DINOPROSTONA /bios *

LIGAMENTO PERIODONTAL /metab * /citol

CÉLULAS CULTIVADAS

HUMANOS (Pré-codificado)

Was this page helpful?