(Ver Tabela de Notas Técnicas)
Este descritor enfatiza o propósito epidemiológico de seguimentos, mas também pode ser usado para um estudo de seguimento de um caso individual onde o paciente tenha sido acompanhado por um longo período pelo médico.
Porém, um título que diz “relato de caso e seguimento” não será rotineiramente indexado com o descritor SEGUIMENTOS a menos que o sujeito seja observado por um longo período. Um documento sobre a administração de uma terapia e uma checagem sobre os seus resultados não deve necessariamente ser indexado com SEGUIMENTOS.
Este é um bom descritor para usar em “prognóstico de massa” ou prognóstico em amostras estatísticas. Certamente PROGNÓSTICO não será usado para uma base estatística extensa.
O assunto dos pré-codificados apropriados deve ser discutido em relação ao uso de SEGUIMENTOS com um paciente em particular. Se um autor relata um caso visto primeiramente quando o paciente tinha 6 meses de vida, com exames feitos pelo médico, continuando a ser visto periodicamente até o relato do caso através de um artigo quando a criança tinha 7 anos de idade, o indexador deve acrescentar o pré-codificado somente da idade que o paciente tinha quando foi visto pela primeira vez: LACTENTE.