Não indexar infecções para as quais não exista termo no DeCS pelo nome do organismo com o qualificador /patogenicidade. Como foi definido pelo DeCS, /patogenicidade é para ser usado em estudos da habilidade de um organismo em produzir uma doença, não para o fato ou a presença de uma infecção.
Para usar /patogenicidade corretamente, a pesquisa deve concentrar-se em questões tais como: “Quão patogênico é este micróbio para um animal, mas não para outro?”, “Quão patogênico é este organismo para o homem?”, “Este micróbio é virulento?”, etc.
Quando o indexador determina que o documento é sobre o fato ou presença de uma infecção, ele deve desqualificar /patogenicidade como um conceito, a menos que o autor também discuta a virulência ou patogenicidade do organismo na infecção.
Em um documento determinando ou discutindo a patogenicidade de um organismo in vitro, o qualificador /patogenicidade pode ser usado com referência a tecidos ou células cultivados in vitro. Este qualificador não é restrito aos estudos in vivo em homem ou animais.
Infecções por Peptostreptococcus.
INFECÇÕES POR BACTÉRIAS GRAM-POSITIVAS *
PEPTOSTREPTOCOCCUS *
(e não PEPTOSTREPTOCOCCUS /patogen)
Uma cepa altamente virulenta de Peptostreptococcus isolada de um abscesso periapical.
ABSCESSO PERIAPICAL /microbiol *
INFECÇÕES POR BACTÉRIAS GRAM-POSITIVAS /microbiol *
PEPTOSTREPTOCOCCUS /patogen * /isol
VIRULÊNCIA