(Ver Tabela de Notas Técnicas)
Há uma confusão sobre os termos de várias lesões faciais e da arcada ósseo-dentária na Categoria C26. Seguir o seguinte padrão para indexação:
TRAUMATISMOS MANDIBULARES: para lesões da mandíbula (arcada ósseo-dentária inferior) somente;
MAXILA /les: para lesões do maxilar (arcada ósseo-dentária superior) somente;
ARCADA OSSEODENTÁRIA /les: para lesões da arcada ósseo-dentária quando o autor não especifica se é superior ou inferior.
TRAUMATISMOS MAXILOFACIAIS: Para lesões nesta área onde, novamente, o autor não especifica o local. Este descritor aparecerá mais em documentos sobre lesões de acidentes de automóveis ou sobre ferimentos por arma de fogo ou várias lesões de guerra. O termo popular “lesões maxilo-faciais” como usado pelos autores tem uma qualidade que nenhum dos descritores acima tem.
TRAUMATISMOS FACIAIS: para lesões de partes moles ou de porções ósseas mas o termo como usado pelos autores muitas vezes não é especificado.
OSSOS FACIAIS /les: para lesões dos óssos faciais em geral quando o autor não especifica os óssos individuais da face (por exemplo, ÓRBITA, ZIGOMA).
Este tema deve seguir as diretrizes da especificidade como usualmente. Se houver dúvida, deve-se indexar pelas palavras do autor ou pela sua intenção.
Deve-se notar aqui que o indexador não deve esquecer os descritores DeCS disponíveis para fraturas nesta área anatômica. Há também na categoria C26 os descritores FRATURAS MAXILOMANDIBULARES, FRATURAS MAXILARES, FRATURAS MANDIBULARES, FRATURAS CRANIANAS e FRATURAS ZIGOMÁTICAS.