(Ver Tabela de Notas Técnicas)
Não restringir o uso deste descritor para diferenças entre membros de única espécie no senso taxonômico verdadeiro (Rattus rattus e Rattus norvegicus; Streptococcus pyogenes e Streptococcus faecalis).
Estará correto indexar documentos sob ESPECIFICIDADE DA ESPÉCIE relacionados à diferença entre membros de qualquer unidade na estrutura taxonômica: entre filos (Protozoa e Mollusca, por exemplo), entre classes (Sporozoa e Sarcodina), entre ordens (Ungulata e Carnivora), entre famílias (gato e cachorro), bem como entre espécies (Streptococcus faecalis e Str. pyogenes) e cepas (cepas de E. coli K-12 e W) e variantes.
Embora os exemplos acima ilustrem com organismos sobre o mesmo nível taxonômico (a ordem Ungulata e Carnivora), ESPECIFICIDADE DA ESPÉCIE pode ser usado para diferenças entre membros de quaisquer dois ou mais níveis, mais alto ou mais baixo na classificação. Será correto, portanto, usar ESPECIFICIDADE DA ESPÉCIE para documentos sobre a comparação de células sanguíneas de peixes e macacos.