NT.180  SOBREVIDA / SOBREVIVÊNCIA (SAÚDE PÚBLICA)(I3)

(Ver Tabela de Notas Técnicas)

O DeCS colocou SOBREVIDA (termo autorizado para o descritor SOBREVIVÊNCIA (SAÚDE PÚLICA) na subcategoria I3: Atividades Humanas. Como definido pelo DeCS, SOBREVIDA deve ser restrito ao triunfo de um indivíduo ou grupo contra o perigo de uma hostilidade ambiental. Não é usado para resposta de bactérias ao ataque de uma substância antibactericida ou para reposta de uma pessoa a uma doença ou intervenção cirúrgica.

Pela implicação de sua designação na Categoria I, o DeCS definiu SOBREVIDA para ser usado para documentos sobre pessoas sobreviventes apesar de perdidas em um deserto, ou para pessoas sobreviventes ou procuradas depois de um desastre de avião nas montanhas, ou para pessoas sobreviventes de um naufrágio no mar, ou para sobrevivência de uma civilização. Nesta linha, os indexadores não usarão este descritor para sobrevivência bacteriana ou sobrevivência depois de mastectomia por câncer.

O assunto da sobrevivência bacteriana deve ser manuseado no caso de exposição a várias drogas ou substâncias químicas como o nome da bactéria ou outro micróbio com o qualificador /ef drogas e, se discutido no documento, RESISTÊNCIA MICROBIANA A MEDICAMENTOS. Apesar da sobrevivência depois da exposição a agentes físicos, como o frio ou calor, não poder ser indexada especificamente pelo aspecto “sobrevivência” (entretanto, títulos podem ser pesquisados pela palavra “sobrevivência”), não indexar SOBREVIVÊNCIA CELULAR como um substituto. Um qualificador aplicável com o micro-organismo deve ser /cresc.

O assunto da sobrevivência depois de um procedimento cirúrgico ou uma doença terrível será manuseado pelo nome do procedimento ou o nome da doença, com o qualificador /mortal.

Was this page helpful?