NT.194  DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS (C18)

(Ver Tabela de Notas Técnicas)

Uma deficiência nutricional é, geralmente, causada pela falta ou pela ingestão inadequada de uma substância. Deve-se distinguir, cuidadosamente, uma doença deficitária de uma doença metabólica (ingestão adequada mas com problemas no metabolismo). Estas últimas devem ser indexadas sob DOENÇAS METABÓLICAS como coordenação ou ERROS INATOS DO METABOLISMO ou um dos descritores específicos hierarquizados sob ele.

O qualificador /defic está disponível para uso com descritores da Categoria D. As notas do DeCS colocam algumas restrições em descritores da Categoria D específicos, onde o uso de /defic seria uma oposição ao bom senso ou à definição do DeCS, ou indicam um descritor pré-coordenado melhor.

/deficiência é usado com substâncias específicas, mas não como coordenação para DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS, descritor que deve ser usado como primário somente em documentos sobre doenças deficitárias no geral.

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS não deve ser confundido com várias deficiências de enzimas, as quais devem ser indexadas (provavelmente) sob o nome da enzima e do descritor do erro inato do metabolismo apropriado, ambos como primários. Para deficiência de enzimas ver TN.222.

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS não deve ser usado para deficiências de componentes imunológicos do sangue. (Ver notas técnicas relacionadas TN.223 e TN.225).

Várias deficiências endócrinas não devem ser indexadas sob DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS . Muitas delas se manifestam de modo a serem indexadas sob descritores da Categoria C19 (DOENÇAS DO SISTEMA ENDÓCRINO). Nesses casos, deve-se indexar o hormônio com o qualificador apropriado e/ou o nome da doença endócrina específica.

Was this page helpful?