NT.224  IMUNOGLOBULINAS versus GAMA-GLOBULINAS (D12)

(Ver Tabela de Notas Técnicas)

Por vários anos tem havido confusão no que diz respeito aos vários métodos de nomear soroglobulinas. Os três métodos básicos são eletroforese, peso molecular e propriedades imunológicas.

  • Através da eletroforese, todas as seroglobulinas são classificadas em três regiões: alfa, beta e gama;
  • Através da ultra-centrifugação, as globulinas são separadas por peso molecular e são medidas em unidades Svedberg (S), por exemplo, 7S globulinas;
  • Certas seroglobulinas contém todas as propriedades imunológicas e, portanto, são colocadas na classe de imunoglobulinas.

Esta nota técnica não discutirá um quarto método, a salinação (frações Cohn), a precipitação de proteínas do sangue com concentrações elevadas de sulfato de amônio.

Originalmente pensava-se que as globulinas imunológicas enquadravam-se na classificação eletroforética como gama-globulinas. Assim, surgiram os descritores de doença AGAMAGLOBULINEMIA (TN.225), HIPERGAMAGLOBULINEMIA, gamopatia (TN.226), gama-globulinopatias, etc. – todas referindo-se às gama-globulinas como uma classe, não como uma única entidade.

Mais tarde descobriu-se que as gama-globulinas podem ser separadas por peso molecular em dois grupos distintos, IMUNOGLOBULINA G e IMUNOGLOBULINA M.

Pesquisas imunológicas posteriores provaram que há cinco classes distintas de imunoglobulinas. Todas são gama globulinas (a classe). As imunoglobulinas IGG migram vagarosamente e ocupam a maior parte da região gama. O restante mostra componentes migrando também para regiões beta. Por peso molecular elas geralmente caem na esfera das imunoglobulinas G e imunoglobulinas M, mas, geralmente, o descritor IMUNOGLOBULINA G refere-se a IGG. Os outros três, IGA, IGD e IGE são ligeiramente mais pesados. A distinção entre IGG, IGM, IGD, IGA e IGE é feita pela presença de antígenos únicos em cada classe.

Os descritores do DeCS ALFA-GLOBULINAS, BETA-GLOBULINAS e GAMA-GLOBULINAS representam mais as classes de globulinas do que entidades específicas de proteínas.

(Ver nota técnica relacionada TN.223)
(Ver nota técnica relacionada TN.225)

Was this page helpful?